sexta-feira, 13 de julho de 2012

The King of Monsters

Lembrei daqui!

Da minha franquia de filmes favoritos vem o meu "Heroi" de Infância!

Quando pequeno a maioria de meus amigos tinha como heroi, Superman, Capitão America, Homem-Aranha, Batman entre outras figura norte americanas poderosas que passavam na TV ou que era lido nas revistas em quadrinhos. Atualmente se eu perguntar a uma criança que COMPRA revistas na banca e não é influenciada pelos pais provavelmente a média vai cair entre personagens de manga mais famosos e esses mesmos heróis que não morrem dentro da cultura atual de tanto inventar e se reinventar.

Oi? Não, meu grande heroi de infância sempre foi um monstro gigantesco, geralmente cinza quase negro ou marrom escuro, destruidor de Tokyo e simbolo da destruição causada pelas armas nucleares.

Sim estou falando do Godzilla!

Antes de começar o review, gostaria de deixar claro, sim eu gostava de historias em quadrinhos e outros herois que salvam o dia e conseguiam as mocinhas, porém sempre fiquei muito mais fascinado pela faceta do anti-heroi. Diferente do que pensam o anti-heroi não é o matador de herois ou mesmo o aquele heroi que não joga de acordo com as regras, esses ainda são herois em contesto literal, tudo em suas vidas ocorre me torno deles suas ações e motivações não o tornam um heroi aclamado como ocorre com Superman ou Capitão America, mais para um leitor ele será  heroi, isso serve até mesmo quando o personagem age de forma similar a um vilão tal como ocorre em Death Note, O Ilusionista e outras series e filmes, eles SÃO os herois! Isso não ocorre com Godzilla "pelo menos não na maioria das vezes", Godzilla em geral é o problema é a ameaça, ele é o vilão da historia em quadrinhos! Os herois nos filmes do Godzilla não é o monstro e sim os humanos que entre a destruição que Godzilla está causando tentam encontrar meios de sobreviver, encontrar pessoas ou resolver problemas que envolvem o Godzilla. Embora a historia corra de uma forma ou outra entorno dele, ele não é o personagem central da trama e sim a engrenagem motora da mesma!

Ok... acho que já deu vamos ao ponto!

"Godzilla um bom exemplo de quão BADASS pode ser um lagarto"

Como diria meu bom amigo Jack o Estripador, vamos por partes! Vamos começar com sua carreira antes de falar dele em si!

Godzilla, nome original japones é "Gojira" uma mistura das palavras Gorila e Baleia em japones, um apelido original do dono da empresa de filmes onde ele foi criado. Criado para simbolizar o terror e a destruição causados pelas armas nucleares, seu primeiro filme foi lançado em 1954, com o nome Gojira, mas tarde traduzido para ingles onde passou a se chamar Godzilla - King of The Monsters. Curioso que os proprios americanos tenham oferecido ao título a Godzilla e não o oposto. Seu ultimo filme foi lançado em 2004 com o filme Godzilla - Final Wars que encerraria a ultima serie de filmes do Grandão.

A serie de filmes de Godzilla é divida em 3 eras, essas são: Era Showa, a primeira serie de filmes de Godzilla, com excessão dos 2 primeiros filmes Godzilla por vezes é retratado como heroi e até bondoso. Também é responsavel pelas cenas mais comicas e fora da realidade em todas as series de filmes do Godzilla. A segunda serie de filme veio com a Era Heisei, nessa serie de filmes Godzilla é novamente retomado como o senhor da destruição, muito mais cruel e destrutivo que seu antigo eu da era Showa, em determinado ponto da serie ainda fazem o favor de torna-lo ainda maior do que já era e mais poderoso. E finalmente a terceira serie de filmes da Era Millenium embora seu primeiro filme tenha sido lançado em 1999, nesta serie ele continua como uma ameaça constante da mesma forma que a Heisei.

Caso queiram saber mais sobre cada filme, um norte americano conhecido entre muitos como "Angry Video Game Nerd" em sua serie Cinemassacre, fez a review de todos os filmes do Godzilla com excessão do norte americano, essa serie de videos foi chamada de "Cinemassacre Monster Madness - Godzillathon", uma rápida busca no youtube é tudo que precisa... preguiçoso ok aqui o link!

"Paramentalist?"

Vamos agora a outro ponto sobre Godzilla, se considerar que todos os filmes são sequencias "é na maioria das vezes eles fazem referencia a filmes de series antigas" isso significa que sim são, existiram um total de pelo menos 4 Godzillas! O primeiro Godzilla não apenas surge como é morto logo no primeiro filme, pela terrivel arma quimica conhecida apenas como Oxygen Destroyer. O segundo Godzilla surge sem deixar claro de onde ou como, apenas está lá, ele é reaparece durante toda a era Showa, esse Godzilla além de mais "engraçado" era mas heroico, sempre salvando o dia e fazendo uma retirada dramatica ao por do sol. Levando isso em consideração ao inicio da era Heisei, dificilmente Godzilla é o mesmo de antes, o novo Godzilla é um destruidor como o 1º, a população o teme e ele parece sempre em busca de energia nuclear algo que o 1º e 2º não faziam originalmente. Esse Godzilla permanece imutavel durante toda a serie de filmes, ele eventualmente morre, mais oferece a seu "filho" sua energia atômica. Na serie Millenium portanto o filhote é o novo Godzilla da mesma forma que seu pai ele é um destruidor, então é isso um total de 4 Godzillas.

"Mesmo tendo existido 4 Godzilla existiram varias roupas diferentes!"

Certo temos a ficha básica do Godzilla, mais o que vai me diferir de qualquer outro site que fale sobre ele... huumm boa questão.

Vamos falar de algo que pouca gente fala, os poderes dele! "Sopro Atômico" não, não! Vamos por partes, seu sopro é sua marca registrada sim, mais está longe de ser sua única habilidade.

Sopro Atômico: A Marca registrada de Godzilla é seu inconfundivel Sopro Atômico, desde sua origem, Godzilla possui a habilidade de lançar uma rajada flamejante não nomeada por muito tempo. Essa rajada sempre foi similar a uma chama azulada durante toda a Era Showa, posteriormente na Era Heisei ela passou a ser similar a uma rajada de energia azulada. A energia é concentrada na boca, mais passa por quase todo o corpo, especialmente gerada nas espinhas dorsais de Godzilla. Em Godzilla 2000 e Godzilla vs Megaguiros, a sua cor torna-se avermelhada sinal de um aumento de força em seu sopro, o sopro atômico possui capacidade incendiarias. Sua força é capaz de neutralizar miniburacos negros, ele também possui um imenso raio de alcance e impressionante precisão ao ponto de permitir Godzilla atingir um alvo vindo do Espaço! Em uma das cenas mais infames da serie Showa o sopro atômico mostrou força o suficiente não apenas para propulsionar Godzilla como faze-lo voar.... é eu sei não precisa comentar... Durante a era Heisei após absorver a energia de vida de Rodan, Godzilla desenvolve uma rajada vermelha com efeito espiral, uma variação dessa rajada espiral é a dourada quando Godzilla consegue converter a energia de Guidorah contra ele formando uma rajada dourada.

Pulso Nuclear e Poderes Magnetico: Habilidade pouco conhecida é a habilidade de Godzilla utilizar pulso nucleares em todas as direções num curto alcance.... ok pro tamanho dele é curto! O pulso magnetico foi mais utilizado durante a era Heisei. Como uma variante desse poder ele mostrou ser capaz de descarregar aparelhos elétricos e outras formas de energia, utilizando esse mesmo pulso.
Godzilla descobriu como utilizar poderes magneticos após ser atingido diversas vezes por relâmpagos, ele foi capaz de desenvolver um magnetismo temporario, forte o suficiente para atrair um robô gigante de mesma estatura que ele além de causar severos danos a seu sistema.

Imunidade: Godzilla em todos os filmes demostra uma invulnerabilidade incrivel contra a maioria das formas de ataque lançadas contra ele. Armas humanas são menos que nada para ele. Mesmo outros monstros gigantes tem dificuldade de lhe causar algum dano real, as únicas vezes que a pele de Godzilla mostrou algum dano foi em combate contra: Gigan, Biollant, King Guidorah, Destoroyah e as armas de Mechagodzilla de todas as series. Godzilla demostra uma imensa resistência a calor e pressão, tendo não só sobrevivido ao magma mais também tendo efetivamente se locomovido por debaixo das placas tectonicas do planeta e passado pelo lava para resurgir no Monte Fuji após quase 1 dia desaparecido embaixo da lava.

Regeneração: Além de uma resistência assombrosa, Godzilla possui uma habilidade de regeneração impressionante que é um plot importante durante Godzilla Vs Biollant. Suas celulas oferecem a ele uma imensa habilidade regenerativa que não só recupera de danos graves rápidamente como também o torna imune a praticamente qualquer forma de ataque biologico. Os genes de Godzilla tornam-se o plot para a criação de Biollant, SpaceGodzilla e Orga. A regeneração de Godzilla permite ele recuperar-se de virtualmente qualquer nível de dano em um dos filmes seu corpo é quase completamente destruido, mais seu coração continua a bater. Além disso muitas fraquezas de Godzilla acabam desaparecendo ou perdendo efeito ao longo do tempo possivelmente graças a essas celulas.

Super Força: Godzilla revela uma variado nível de força ao longo dos filmes, porém sua força está acima do que seu tamanho sugere. Ele muitas vezes demostra pouco problema em lançar outros monstros de seu tamanho e quase tão pesados quanto ele pelo ar, além disso ele também é mostrado em Godzilla Final Wars lançando Komunga além do Horizonte. Durante a Era Showa ele demostra capacidade de realizar movimentos de artes marciais e uma grande velocidade com base em seu tamanho.
A cauda de Godzilla se mostra por vezes uma de suas melhores formas de ataque a médio alcance sendo muito forte, flexivel e rápida, muitos oponentes rápidos demais para os ataques convencionais de Godzilla tendem a ser atordoados por um golpe de cauda antes de receber o ataque verdadeiro.
Godzilla também possui forte presas e garras que foram mais utilizadas durante a Era Heisei. Raramente Godzilla demostra utilizar as espinhas dorsais como armas. Godzilla também tende a lançar objetos imensos contra seus oponentes em especial durante a era Showa, onde ele tem o habito de lançar rochas antes de iniciar o combate corpo-a-corpo.

Anfibio: Godzilla possui uma vida anfibia, pelo menos metade do tempo que Godzilla é observado ele está na água, ele não tem dificuldade em viver embaixo da água de fato por vezes é mostrado hibernando embaixo da água. Estar embaixo da água também não o impede de lançar seu sopro atômico. É dificil dizer se Godzilla realmente é anfibio ou se ele não precisa respirar uma vez que ele já passou quase um dia inteiro nadando na lava e por baixo das placas tectonicas.
Godzilla é notoriamente muito mais rápido em água do que em terra podendo nadar rápidamente propulsionado pela cauda de forma similar a uma jacaré ou crocodilo.

Inteligência: Godzilla já mostrou diversos níveis de inteligência ao longo de diversos filmes, mais em geral Godzilla se mostra uma criatura pensante. Na era Showa ele demostra capacidade de pensamento proxima a de um humano, incluindo sendo capaz de comunicar-se com outros monstros e resolver problemas. Curiosamente apesar disso houve uma inconsistencia no filme Godzilla vs King Kong, onde a tradução americana, diz que Godzilla não devia ter um grande cerebro que deveria ser Força Bruta pura, enquanto Kong fosse mais inteligênte, quando na realidade está longe disso. Possivelmente isso foi feito por Kong ser um primata portanto mais inteligênte que Godzilla que é um reptil.
Na Era Heisei Godzilla demostra traços mais instintivos, porém com sentimentos ainda proximo dos Humanos sentido pesar quando Godzilla Jr morre e com sua irá quando ele destroi Mechagodzilla pela morte de Rodan. Além disso ele demostra algum traço de habilidades psiquicas, tendo precognição por prever eventos de onde um oponente irá surgir e também localizando oponentes a longa distância, além de um laço psiquico com Godzilla Jr e Biollant.
Na Era Millenium ele manteve esse grau de inteligência quando percebe que Orga continua a se regenera ele vai atrás de seu nucleo para o destruir completamente.

Fraquezas
Como um monstro gigante ao longo dos anos sempre foram mostradas diversas fraquezas para Godzilla, durante Godzilla Vs King Kong ele demostra fraqueza contra alta voltagem, posteriormente ele demostra fraqueza contra Cadmium, porém essas fraquezas podem possivelmente ter sido neutralizadas por seus sistema imunologico. Mais tarde é revelado que Godzilla possui um segundo cerebro na espinha dorsal, Super Mechagodzilla destroi isso o paralizando e permitindo mata-lo, porém graças a energia vital de Rodan, ele é capaz de voltar a lutar sem seu ponto fraco. Ele também demostra ter maior dificuldade contra oponentes demasiadamente rápidos como Megaguirus.

Armas Anti-Godzilla

Oxygen Destroyer: Única arma que efetivamente foi capaz de matar Godzilla, essa arma quimica desenvolvida pelo Doutor Daisuke Serizawa, que remove todo o oxigênio da água, matando as criaturas dentro dela asfixiada, porém além disso ela também liquifas seus corpos até os ossos ou não deixando qualquer rastro. Daisuke Serizawa temendo que sua descoberta torna-se uma arma, decidiu detona-la pessoalmente e morrer junto de sua criação e Godzilla.

Serie Super-X: Jatos adicionados a serie apartir da Era Heisei, esses jatos foram armados com Cadmium e diversas defesas contra Godzilla e seu raio atômico. Infelizmente todos se mostram pouco eficientes, pouco mais que um atraso ao avanço do Rei.

MechaGodzilla e Mecha-Guidorah: Todos os Mecha-Godzilla incluindo Kiryu, demostram capacidade de rivalizar com Godzilla além de lhe causar dano real. Mecha-Guidorah embora incapaz de neutralizar Godzilla em combate foi capaz de levar a um "impate".

Isso encerra as habilidades de Godzilla. Não vou me prolongar nesse post, portanto terminamos aqui. Semana que vem trago 2 monstros adicionais: Anguirus e Rodan dois companheiros de longo prazo de Godzilla.

Bem See you later!

Nenhum comentário:

Postar um comentário