domingo, 7 de outubro de 2012

Review Tensei - Parte 2 (Era Sony com um pouco da Sega)

Seguindo o post da semana passada continuamos a falar sobre a serie de jogos "Megami Tensei".

No post anterior falavamos sobre os primeiros jogos da franquia que foram todos liberados quase que virtualmente apenas no japão para a nintendo, com o surgimento do sistema de jogos em CD usado pelo Sega Saturn e Sony Playstation a serie encontrou novas casas, muitos jogos de melhor venda foram relançados para o Playstation 1 e novos jogos para Sega Saturn, como as imagens que utilizei demonstram, porém também foi esse o console que começou mesmo que indiretamente o começo a invasão da serie de ocultismo no ocidente.

Mais antes...

"Shin Megami Tensei : Devil Summoner"

1º jogo da serie Devil Summoner, lançado para Sega Saturn, o jogo não era muito diferente dos encontrados no super nintendo, seja em termos gráficos ou de historia que continua otima.

O jogo foi lançado em 1995 e relançado levemente melhorado em 96. Nunca achei ou joguei ele efetivamente para poder dar boas criticas ou não embora saiba um pouco de seu plot.

O jogo abandonava o tema fim do mundo e mostrava um estudante sem nome no japão moderno (da época claro), que foi atacado por um demônio junto de sua namorada. O jogo também introduziu pela 1º vez um Kuzunoha, até onde sei eles pouco revelam a verdadeira função dos Kuzunoha que só surge mais a frente na mesma serie.

"1º de Muitos - Per... so... na!"
 O primeiro persona também chamado de Revelations: Persona lançado em 1997. Além do 1º jogo da serie Persona também foi o primeiro a iniciar uma mudança no sistema de jogos utilizado pela serie Megami Tensei, considerado por muitos, muito "mecânico" ou "programado" (como assim? Bem os jogos ofereciam sim opções, porém o jogo tinha uma linha de movimento bastante reta, você tinha objetivos fixos e caminhos simples para seguir, o jogo também sempre foi bastante simples em seu funcionamento quase como os 1º jogos de computador). 

Talvez eu esteja enganado pois nunca joguei efetivamente o jogo, a locomoção pelo cenário se manteve o mesmo dos jogos de Super Nintendo, porém o sistema de batalha era mais parecido com o dos 1º Final Fantasy e Breath of Fire, onde a tela mudava para uma onde podiamos ver os nossos personagens e os inimigos assim como ações de ambos. A mudança foi bem vinda tanto que o jogo foi efetivamente lançado nos Estados Unidos embora em alguns lugares o titulo tenha sido alterado para Revelation: The Demon Slayer. 

É que seja...*AAAAAAaaahhh* o novo sistema de batalha certamente era mais agradavel aos norte americanos, que estavam mais acostumados com esse sistema de batalha, além disso a historia mais "light" da época e a conecção menos clara de demônio no jogo em comparação aos antigos jogos, tornavam o jogo mais propenso as lojas e vendas. Ele também foi o responsável pela entrada "finalmente" da serie Megami Tensei no ocidente sem duvida.

"Devil Summoner  : Soul Hackers"



Lançado em 1997 para Sega Saturn e posteriormente para Playstation 1 em 1999. Foi o segundo jogo da serie Devil Summoner. 

O novo jogo mantém boa parte do sistema classico e jogabilidade, do Devil Summoner, os jogos estão levemente conectados tendo inclusive personagens do jogo anterior no mesmo.

O jogo conta a historia de uma sociedade mais futuristica onde toda as técnologias estão conectadas a uma super rede. Porém escondido nessa super rede uma associação chamada Fantasma (Phantom) tem roubado almas atravez de um dispositivo chamado Paradigma X.

Esse foi outro jogo que nunca chegou efetivamente a ser traduzido, porém recebeu boas vendas no japão durante seu lançamento.

"Persona 2: Innocent Sin"


Ainda no PS1 foi lançado o Persona 2: Innocent Sin, dando continuedade ao jogo que abriu portas nos estados unidos e por consequencia no ocidente, a serie persona continuou forte com a "continuação". Lançado em 1999 o jogo manteve diversos elementos do 1º jogo o fazendo novamente ser um jogo fortemente aceito entre os jogadores que gostavam de mais misterio e historias mais complexas. O jogo em si nunca deveria ter sido lançado nos estados unidos e europa, pela possivel relação homosexual entre o protagonista e um dos personagens e a aparição de Adolf Hittler. Porém fãs do 1º jogo criaram um patch com texto em ingles permitindo que as vozes japoneza fica-se, isso iniciou uma pequena tradição nos jogos do persona.

O jogo tinha como plot e inimigo a aparição de uma figura conhecida como Joker, que transformava rumores em realidade. O protagonista e seus aliados são abordados por Philemon uma figura importante na serie persona que mesmo não claramente definido nas sequencias que virão, está sempre presente na sua forma registrada "uma borboleta azul", Philemon é capaz de garantir aos humanos o poder da Wild Card.

O jogo tornou-se um dos 1º passos para os fãs da franquia, o jogo foi tão bem vendido que recebeu uma nova versão chamada.


"Persona 2: Eternal Punishment"
 Lançado em 2000, o jogo era uma segunda pagina na historia de Persona 2: Innocent Sin. Contava a historia de Maya Amano, porém com o mesmo inimigo o Joker, ela é confrontada pelo Joker quando esta está investigando sobre os rumores sobre o mesmo e é abordada por Philemon conferindo a ela e seus aliados o poder de invocar personas e caçar o joker.

O jogo tinha várias melhorias em comparação ao 1º porém nenhuma grande mudança real no jogo em si.

Agora que o PS1 havia oferecido um pequeno fragmento da serie para o ocidente, era hora de atacar, o console PS2 ganhava popularidade no japão e estados unidos, maiores que seus rivais, embora ainda obscuro era hora de mostrar um pouco de sua força.

"Shin Megami Tensei - Nocturne" 
Um dos mais populares e queridos jogos e também o 1º jogo lançado para PS2 em 2003, Shin Megami Tensei - Nocturne foi o 3º ou 5º(explico futuramente), jogo da serie Shin Megami Tensei, novamente retornando a seu projeto de fim de mundo e invasão de demônios.

O jogo tinha um sistema de batalha e graficos capazes de rivalizar com os jogos da franquia Final Fantasy, a popularidade do jogo foi grande que diversas versões desse jogo foram lançadas. Durante a sua segunda versão liberada nos Estados Unidos, chamada de Nocturne Lucifer's Call. Essa versão incluia o Cross Over do Caçador de Demônios da Capcom Dante da serie Devil May Cry, que servia como Boss durante algumas partes do jogo e posteriormente poderia ser convidado para entrar em seu grupo, caso decidi-se enfrentar Lucifer. O jogo trazia grande dificuldade, precisando ser esperto e saber controlar bem todos os aspectos do combate, oferecendo otimo desafio.

O jogo além de oferecer diversos finais, também dava grande liberdade de movimento em comparação aos antigos jogos, o jogo também tinha uma excelente trama e historia. Uma grande gama de cenários e inimigos.

O plot do jogo era, o mundo foi destruido, um novo mundo surgiria com base na razão criada pelas pessoas do Vortex World, o mundo onde estão presos os demônios e os poucos humanos sobreviventes, você controla o protagonista sem nome muito chamado de Hito-Shura (meio-demônio) que foi transformado por Lucifer por injetar uma Magatama dentro de seu corpo, a razão escolhida pelo jogador daria a origem ao novo mundo que surgiria e você podia escolher avontade quem você queria ajudar ou ignorar todas as razões e ir tirar satisfações com lucifer em pessoa. O jogo também trazia o um personagem chamado Jyouji Hijiri, um aparente reporter sem importancia que lhe oferecia ajuda no jogo, porém na realidade é a reincarnação do protagonista de Shin Megami Tensei 2, Aleph, preso no ciclo de vida e destruição por cometer o Pecado Supremo (vencer deus = HYHV o deus hebreu). 

"Digital Devil Saga : Avatar Tuner"
 Em 2004 foi lançada um novo Spin-off da serie megami tensei, esse foi Digital Devil Saga, ele contava a historia de uma terra chamada "Junkyard" onde diversas tribos estão presas em consecutivas guerras entre si, durante os conflitos entre Seph líder de sua tribo está enfrentando seus rivais, proximo a um artefato similar a um ovo, algo ocorre que transformar pessoas em demônios, Seph disperta na presença de diversos adversários desmembrados e uma misteriosa garota adormecida, aos poucos vão descobrindo que eles adquiriram habilidade de se transformar em demônio porém essa transformação não é tão agradavel. Eles precisaram devorar as demais tribos para descobrir a verdade de suas transformações e sobre a jovem misteriosa Nirvana.



 Esse jogo parecia mais os RPG ocidentais, trazendo uma linha de historia mais reta sem finais alternativos. O jogo era parecido com o Nocturne em funcionalidade, mais trazia uma dificuldade ainda superior conforme chegava ao final do jogo. Em especial, existe um Secret Boss que é conhecido como o MAIS poderoso Secret Boss já criado, que é necessário estar no level maximo para enfrenta-lo e isso não garante a vitória amenos que esteja devidamente equipado para enfrenta-lo. Quem é esse demônio Hito-Shura o protagonista de Shin Megami Tensei : Nocturne.

"Digital Devil Saga: Avatar Tuner 2"

 De forma similar a Persona 2, logo após o primeiro jogo foi lançado o segundo em 2005, um ano após o lançamento do primeiro, o grupo de Serph perde seu líder e agora eles estão num local estranho supostamente o paraiso que esperavam. Agora resta a Serph encontrar seus companheiros e a verdade por trás da jovem misteriosa chamada Nirvana.





"Persona 3 ou P3"


Lançado em 2006, o 3º jogo da serie persona, ele trazia muitas novidades um sistema de batalha novo, levemente inspirado no Nocturne e o novo sistema conhecido como Social Link. O jogo foi muito popular tendo ganhado vários jogos conectados a ele um manga e um anime com leve conecção com o mesmo.

O jogo tinha sua historia baseado no personagem sem nome (posteriormente batizado com o nome de Minato), que havia se mudado para a ilha artificial onde passaria a viver junto a outros jovens em uma especie de irmandade. Assim que chega o anoitecer você percebe que as pessoas nas ruas tornaram-se caixões estranhos o céu tornou-se estranho e você é abordado por uma criança misteriosa que o faz assinar um contrato.

 Tudo se transforma durante a lua cheia, quando o local parece ser atacado e Minato é forçado a enfrentar um Shadow, uma criatura bizarra e grotesca, com uma mascara azul e vários braços portando lâminas. Ele disperta seu persona Orpheus, porém um persona misterioso brota de dentro de Orpheus, após derrotar o Shadow facilmente o novo persona desaparece e Orpheus retorna. Agora Minato faz parte da FES grupo criado pela Kirijo Group para investigar casos sobre Shadow e a misteriosa torre conhecida como Tartarus.

Curiosamente a maioria dos personas principais do jogo são Gregos assim como o Boss e outras referencias dentro do jogo. Pessoalmente adorei o jogo e os personagens mesmo os de menor importância.

"Persona 3 FES" 
Após o sucesso do Persona 3, foi lançado uma versão nova que continha uma historia extra com foco maior na personagem Aegis. O jogo em si permanece o mesmo do ultimo em muitos detalhes, ocorrendo poucas mudanças tanto no jogo original como durante a parte que corresponde a Aegis.

O jogo é otimo em todos os pontos e também explica alguns detalhes deixados para trás além de mostrar o desenvolvimento dos personagens com relação aos ocorridos após o jogo tais como Junpei.

"Devil Summoner: Raidou Kuzunoha vs Soulless Army"
Lançado em 2006, o 3º jogo da serie Devil Summoner aparece, ele nós leva de volta no tempo, sendo tirando pelo "Last Bible" o jogo que se passa mais no passado da serie Megami Tensei.

Você controla o Raidou Kuzunoha XIV, um jovem Devil Summoner que trabalha para a familia Kuzunoha para proteger a capital do japão. Você se esconde na sociedade como ajudante do detetive Shouhei Narumi, quando ambos são abordados por uma jovem que pede ajuda a eles, eles são atacados por estranhas pessoas utilizam uniformes vermelhos e carregam a garota. Assim se inicia a caçada atrás da jovem que envolve tramas militares, misticismo e a aparição do infame Rasputin.

Embora não tenha recebido grande popularidade no ocidente no oriente esse novo jogo foi muito bem vindo, recebendo boas criticas, seu sistema de jogo é único e muito agradavel, incluindo novo metodo de captura de demônios e também um sistema completamente diferente de combate, onde você podia controlar livremente Raidou de um lado para o outro num pequeno cenário limitado para enfrentar os demônios em tempo real. Também era possivel andar com seu demônio independente do Raidou embora não pudesse ir lá muito longe, porém cada demônio tinha uma habilidade especial baseado em sua raça exemplo: os demônios da raça Pagan podiam ler a mente das pessoas da rua enquanto membros da raça Brute podiam empurra coisas pesadas, era possivel lutar sozinho com seu demônio e caso ele morre-se você deveria ir resgata-lo. Além da trama principal como detetiva você também podia responder a outros pedidos, demônios e pessoas pediam itens especificos e recompensavam bem.

"Devil Summoner: Raidou Kuzunoha Vs King Abaddon"



4º Jogo da serie Devil Summoner e 2º jogo de Raidou, mais uma vez somos levados ao japão antigo e controlamos Raidou Kuzunoha XIV, após os eventos de Soulless Army, Raidou é invocado novamente para resolver um surto de má sorte na região, descobrindo que os garfanhotos especiais que comem sorte alheia de um clã antigo de ninjas estão espalhados pela capital junto a uma jovem deste clã que pede ajuda. Resta a Raidou descobrir os motivos por trás do enxame antes que ele destrua a capital.

O jogo manteve uma certa parte do jogo anterior, porém não era mais possivel capturar demônios a força sendo forçado a negociar com eles, não é mais possivel lutar com os demônios individualmente. Porém o jogo melhorou bastante num contesto geral, tanto mecânico quanto visual. Quando o jogo foi lançado ele veio com uma promoção que trazia o Shin Megami Tensei Nocturne Limited Edition onde Raidou era colocado no lugar de Dante, tendo sido invocado por Lucifer após os eventos de King Abaddon, para caçar o Hito-Shura.

"Persona 4"


E em 2008 foi lançado o Persona 4, atualmente o mais popular galho da franquia persona e megami tensei, além de uma venda batedora de recordes, o P4 também foi tão popular que recebeu tudo, manga, anime, CD drama, tudo mesmo, todos com grande popularidade e boas vendas.

O jogo trazia o personagem semi-mudo e sem nome (inicialmente batizado de Seta Souji no manga, posteriormente com o lançamento do anime recebeu o nome Yu Narukami), se mudando para uma cidadezinha no interior do japão para viver com o tio por um tempo (1 ano mais ou menos), o protagonista chega a cidade num momento ruim, assassinatos misteriosos tem ocorrido além disso rumores estranho surgiram sobre o misterioso canal da meia-noite. Durante uma visita a maior loja da cidadezinha, o protagonista e seus aliados acabam dentro da televisão onde descobrem um mundo distorcido, após dispertar seu persona, eles iniciam uma investigação para descobrir o responsavel pelos assassinatos e sua conecção com o estranho mundo dentro da tv.

O jogo manteve grande parte da jogabilidade de P3, porém você tem livre controle sobre seus aliados, algo que não era possivel em P3. 

"Persona 4 The Ultimate in Mayonaka Arena!"


Em 2012 foi lançado o 1º jogo de luta liberado pela Atlus em conjunto com Arc System Works, utilizando os personagens jogaveis de P4 com excessão de Rise e 3 personagens de P3 Aegis, Mitsuru Kirijo e Akihiko Sanada. O jogo trás uma trama por trás e ocorre após os eventos de P4. Ainda estou carente de informação então aguente com isso. Por conta dos produtores os personagens tem paletas de cores que lembram personagens das series Guilty Gear e Blaz Blue.

"Persona 3P"
Lançado para PSP a nova versão do P3 trazia a opção de usar o velho protagonista ou uma protagonista feminina, a troca altera alguns social links e o destino de um dos personagens. A nova personagem também influenciava algumas decisões e situações no jogo. Porém no geral o jogo é o mesmo.

"Finalizando com Persona 4 The Gold"


Mesmo após afirmarem que não lançariam uma versão "FES" do persona 4, foi lançado além do Arena o Persona 4 The Gold, ou P4G, ele é um remake do P4, porém com muitos novos elementos, função online e também novos personagens e masmorra, além de um novo final. O jogo porém como o P3P citado assim no geral é o mesmo.

Bem o proximo é o retorno a casa da serie com os jogos lançados pós "Sony" ou seja apenas os de DS em geral. Bem é isso nós vemos por ai See Yah!




Nenhum comentário:

Postar um comentário