segunda-feira, 7 de janeiro de 2013

Final Review Fantasy 2

"FFII - Quando os protagonistas surgem!"
Seguindo com nossa Review do final fantasy, passamos para o Final Fantasy 1 para o Final Fantasy 2, o que esperar do Final Fantasy 2? Bem ele é inegavelmente um aperfeiçoamento do 1º embora graficamente não tivesse uma evolução tão impressionante.
Lançado para o Nintendinho (Famicon) em 1988, nunca foi liberado para os estados unidos e por consequencia a nenhum outro pais fora do japão. Chegando nos Estados Unidos apenas em sua versão para PS1, o que também causou um sério problema com relação a cronologia do final fantasy nos estados unidos, quando estes colocavam seus títulos.
"Títulos de Final Fantasy, hoje seguem esse modelo!"
Sobre o jogo, bem o jogo mudou bastante em comparação ao primeiro jogo, em Final Fantasy 2, você criava sua parte de personagens e andava pelo mundo explorando masmorras mais sem nenhum aprofundamento nos personagens ou suas historias, em final fantasy 2 isso muda pela primeira vez temos personagens com historias proprias (embora não necessáriamente boas, mais vamos ser francos naquela época qualquer historia era melhor que história nenhuma!), os personagens deixavam de ser folhas brancas num fundo cheio de cor e beleza e ganhavam um pouco de sua atenção. Quais eram esses personagens? 
"Firion versão Dissidia, mais verdade seja dita suas ilustrações sempre foram assim!"
Firion é o personagem principal do jogo. Ele é amigo de Maria e Leon, tem como amigo de infância Guy. Ele quer destruir o imperio com a esperança de vingar sua familia. Em termos de jogo Firion é o Jack-of-All-Attribute, em outras palavras ele é bem balanceado em especial comparado a Maria e Guy que são muito bons em Físico/Magico mais são fracos no oposto. Permitindo que Firion se torne o tipo de guerreiro que o jogador quiser que seja. Ele é o único personagem que pode aprender Ultima, a magia que se tornária a Black Magic, mais poderosa em todos os final fantasy.
"Japoneses daquela época ainda não faziam o típico traço de anime!"
Maria é amiga de infância de Firion e Gyu. Ela se aventura com esperaça de encontrar o irmão Leon, que desapareceu depois de um ataque feito pelo Império. Em termos de jogo, Maria é a mais inteligênte e rápida dos 3 personagens iniciais, fazendo dela uma boa maga, embora ela comece bem com o arco enquanto você ainda não tem como ensinar-lhe magias, ela ganha muita mana e inteligência mais ganha pouca vida ao longo do jogo. Ela é uma das personagens que não deixa o grupo! Curiosidade: Ela é a primeira personagem obviamente feminina dentro da séria, no 1º jogo não existe diferença de sexos, isso só poderia ser definido se o jogador desse um nome feminino ao personagem.
"Da pra ver porque ele é o Guerreiro do grupo!"
Guy é amigo de Firion e Magia. Ele tem a habilidade de falar com animais que é usada uma única vez durante todo o jogo. No original seu passado é um misterio nos remakes é revelado que ele foi criado por monstros e por isso conhece a lingua das feras. Como ele não é muito bom com inteligência é preferivel oferecer a ele magias como Haste, Shell e Protect, que demandam pouca inteligência e não são afetadas por seus atributos magicos, ele ganha muita força e vida em comparação a Firion e Maria. Ele como Maria é um personagem que não sai do grupo.  
"Não é a pose mais mascula para um Dark Knight!"
Leon é o irmão mais velho de Maria, ele é separado de seus amigos durante o inicio do jogo, durante um ataque dos cavaleiros Palamecian. Ele posteriormente reaparece como Cavaleiro Negro (Dark Knight), que se aliou ao Emperador. Curiosidade: Firion foi o 1º Dark Knight a aparecer em Final Fantasy, uma classe que se tornaria comum em muitos jogos. O sobrenome de Leon é Leonhart, mesmo nome de Squall de Final Fantasy 8, ele também é mencionado por alto em Final Fantasy 4 enquanto Cecil esta fazendo sua jornada para tornar-se um Paladino. Acho que não preciso dizer que seu desing influenciou o design de Caius em Final Fantasy 13-2.
"Todas as coisas que vivem, um dia irão morrer. Esse é nosso conto. -Minwu FFII"
Minwu conhecido no japão como Ming-Wu é um Mago Branco (o mago que cura) e guardião da personagem Hilda. Ele é um personagem temporário quando entra no grupo tem muitas magias de cura. Curiosidade: A roupa de Minwu é usada para a classe Mystic Knight em Final Fantasy 5, ele é o 1º e único personagem em toda franquia que é um White Mage homem com história, todas as personagens que vem em seguida são mulheres! Ele também é o 1º personagem temporário no grupo em todo o Final Fantasy.
"Nem todos os personagens de Final Fantasy são jovens belos de cabelos fashions!"
Josef é um mineiro ele ajuda a resistência contra o Império a conseguir Mythril. Ele se junta ao grupo por um curto tempo, suas pequenas contribuições tornam-se grandes no final. No jogo ele se torna um bom monge, com força e estamina altas e pouca capacidade para magia. Curiosidade: A historia de Josef é contada por Garnet em Final Fantasy 9. Ele também é o primeiro personagem jogavel dentro de Final Fantasy a morrer! Ops... spoiler!
"Esse personagem é tão querido que foi a única ilustração que encontrei dele." 
Gordon é o principe de Kashuan e fugiu da batalha depois que seu irmão, Scott morreu em batalha contra Fynn. Ele acredita que é um covarde (e é mesmo!), e precisa provar para si mesmo que é digno do trono, ele se junta a jornada de Firion e seu grupo para ajudar a derrotar o Imperio. Em jogo ele é equilibrado como Firion, mais tem menos vida e mana em comparação aos demais membro do grupo. Graças a seus atributos equilibrados ele pode se tornar um bom guerreiro ou mago a escolha do jogador.
"Uma mulher pirata... veremos isso novamente em breve!"
Leila conhecida no japão como Layla é uma pirata que queria roubar o grupo de Firiom, mais seus companheiros são fracos e são facilmente derrotados por Firion, Maria e Guy. Após ter a vida poupada por eles ela se uni ao grupo e a resistência para derrubar o imperio. Leila é muito agil mais tem os demais estatos baixos, o que compensa é sua alta proficiencia com armas e suas magias de trovão, durante o periodo de jogo que ela está no grupo, você lutará contra muitas criaturas aquaticas fracas contra seu elemento.
"O 1º Dragoon!"
Ricard Highwind é o ultimo Dragoon (uma classe de lanceiro que se tornaria comum na serie) de Deist. Em sua busca pelo Ultima Tome, ele foi engolido por Leviathan, ele se junta a Firion com objetivo de se vingar do Imperio por seus companheiros caidos. Em jogo Ricard possui uma elevada força mais seus demais atributos são baixos, sendo um eficiente batedor. Curiosidade: Ricard é o 1º Dragoon da serie Final Fantasy, ele também é o 1º personagem a possuir o nome Highwind, os demais são Kain Highwind de Final Fantasy 4, Cid Highwind de Final Fantasy 7 ambos Dragoons! Alexander Highwind Typhoon de Final Fantasy 5 também usa esse nome. Nos remakes de Final Fantasy 2 e 4, eles fazem uma conecção entre Ricard e Kain, dizendo que quando voltou para Deist Ricard encontrou uma criança chamada Kain e sua mãe a qual ele passou seu legado como Dragoon, enquanto em final fantasy 4, Kain diz que seu pai morrerá lutando contra um Império e posteriormente menciona o nome Ricard.
"Scott... não tenho o que dizer..."
Scott é o principe de Kashuan e irmão mais velho de Gordon. Devido sua rápida participação no jogo, não vou me aprofundar nele. Curiosidade: Você pode ver a rosa na espada dele, essa é sua Ultimate Weapon chamada Wild Rose, essa também se tornou a Ultimate Weapon de Firion em Final Fantasy Dissidia além da rosa que ele carregava durante o jogo.
"Diferente do 1º esse é o Final Boss mesmo! Ou quase..."
Mateus o Imperador de Palamecian, é o antagonista durante todo o jogo, seu objetivo é conquistar o mundo e torna-se Imperador Supremo, ele usou uma armada demôniaca para esmagar seus oponentes e envenenou a água de Deist.
"De volta a termos técnicos!"
O jogo deu uma boa melhorada em tudo, embora o icone dos personagens não tivesse muita familiaridade com a arte oficial dos mesmos, como pode ver na imagem acima. Porém, uma das grandes diferenças entre o final fantasy 1 para o 2 em sistema de jogo era o metodo de level up, não havia classes em Final Fantasy 2, ao invez disso você tinha personagens que poderiam ser melhores magos ou melhores guerreiros e poderia ensinar a qualquer um dos personagens habilidades, magias e etc. O dano aumentava com base na utilização das armas e magias, lembra quando mencionei sobre proficiencia com a arma de Leila? Bem digamos que você com Firion ficou a maior parte do tempo do jogo usando espada e escudo, sua proficiencia com essas armas aumentaria gradativamente, com isso seu dano, portanto mesmo um personagem com força relativamente baixa, mais level alto na espada, poderia causar um bom dano. Uma das partes mais dificeis para iniciantes era controlar bem a distribuição de magias, o jogo tinha muitos personagens temporários, apenas Guy e Maria fora é claro Firion permaneciam sempre no grupo, portanto era possivel perder algumas magias e equipamentos oferecendo a um personagem temporário.
O jogo em si é relativamente simples de pegar o jeito, embora o sistema de level up, diferente do original e os level ups de suas magias e armas, possam deixar o jogador a principio confuso.
"Finalizando... curem o Firion!!!"
 O legado de Final Fantasy não foi tão grande quanto o de Final Fantasy 1 em termos de jogabilidade ou graficos e funções, seu principal legado fica nas classes de alguns personagens como a classe Dark Knight e Dragoon que se tornariam decorrente na franquia, curiosamente em Final Fantasy 9, Ramuh conta por alto a historia de Final Fantasy 2. Final Fantasy 2 teve uma novela (não uma novela de TV!!!), chamado Final Fantasy 2 Muma no Meikyu lançado apenas no japão, nela conta a historia completa de Final Fantasy 2, com maior enfoque na historia, ela foi levemente criticada por alguns fãs do jogo excluir alguns personagens como Gordon e Ricard.
Nota: 8,5
Status: Aconselhavel de preferencia Remake!

Proximo será Final Fantasy 3, nós vemos em breve, see yah!

Nenhum comentário:

Postar um comentário