quinta-feira, 26 de dezembro de 2013

Top SIX - Pokémons Shin'ō (Quarta Geração)

O fim de ano está cada vez mais próximo, assim como o final do nosso top seis de todas as seis regiões principais e das seis gerações de Pokémon (666, sacaram?). Assim como o ano de 2013 passou voando nós também já estamos um passo a frente da metade do caminho e começando a reta final dele! Será que o impossível será realidade e ele terminará antes do fim ano? Deixando de conversa fiada, bora para o Top Seis!

O "Rei da Noite" na frente até do Rei do Camarote!

A personificação do mal! A encarnação de tudo que é ruim nesse mundo e ele que deixa Freddy Krueger no chinelo! Darkrai reina no topo do nosso top da região Sinnoh! Darkrai é um dos Pokémons com o design mais cool da nova geração e realmente o que aparenta ser um dos mais malignos afinal de contas ele é o Pokémon da "Pura Escuridão", mas apesar de tudo isso Darkrai não é um Pokémon maligno, ele faz parte da dupla de lendários da região, um sendo que ele representa a Lua Nova e Cresselia é a Lua Cheia, por isso que Darkrai trás pesadelos as pessoas, enquanto Cresselia se encarrega dos bons sonhos, entretanto, uma entrada na Pokédex diz que ele diz que faz isso apenas para se proteger e não tem nenhuma intenção maligna em tal ato, obviamente a pessoa que escreveu isso estava sendo manipulada por Darkrai.

Minha experiência com Darkrai é que ele é o Pokémon Lendário que eu possuo mais cópias, atualmente tenho três Darkrai na minha BOX do Pokémon Platinum, todos eles foram obtidios de forma legal em eventos diferentes oficiais da Nintendo tanto via Wi-Fi e presencial! Ele foi o primeiro Pokémon que eu obtive em algum evento oficial e isso faz que eu goste mais ainda dele! Afinal desde que eu jogo Pokémon, sempre ficava sabendo da distrubição de lendários que ocorria no Japão e eles não poderiam ser obtidos de outra forma a não ser em tais eventos, quando era criança eu até queria ir no Japão só para participar de um desses eventos e conseguir Pokémons que tanto tempo desejei como Celebi e Mew, ai já viu como ficou o bebezão ao receber o "Member Card" e acessar a New Moon Island? Realizei um sonho que tinha desde de criança! É isso pessoal Darkrai também torna sonhos realidade! Agora tá tudo bem!

Curiosidades:
- Darkrai é o protagonista do décimo filme da franquia "The Rise of Darknightrai", onde ele tem um papel
curioso, onde ele segura o pau entre Dialga e Palkia! Pokémons lendários da criação que deveriam ser mais poderosos do que ele e que ele não tem uma relação com eles, o que só mostra como ele é monstruosamente poderoso!
- Nesse mesmo filme podemos ver que Darkrai tem a capacidade de criar pernas e nào ficar apenas flutuando como de costume.
- Tanto no jogo como do jogo de cartas, Darkrai tem golpes que manipulam o tempo e o espaço, inclusive o Darkrai que foi dissubstituído no filme tinha ambos os golpes de assinatura de Dialga e Palkia.
- O nome dele é um trocadalho de inglês com Japonês, das palavras Dark e 暗い (Kurai) que basicamente os dois significam a mesma coisa: "Escuro".

Sim, isso é um fanservice e um Pokémon também.
E temos aqui outra Eeveelutions no nosso TOP! Dessa vez na segunda posição está Glaceon, a versão de gelo do nosso amado Eeevee e um dos Pokémons mais totemo kawaii desu ne que já foram feitos! Eu sou um grande apreciador de Pokémons do tipo Gelo desde da primeira geração fiquei aguardando por uma evolução desse tipo para o Eevee, mesmo sabendo que seria muito improvável já que haviam outros tipos que fariam mais sentido, mas eu era tão maluco que até ficava procurando na internet versões fakes dessa possível evolução e foi ai que a quarta geração me presentiou novamente com Glaceon! Glaceon tem uma forma diferente de evoluir das outras formas de Eeevee, dessa vez você precisava fazer com que um Eevee subisse de nível em um lugar específico no jogo, algo que não era novidade já haviam outros Pokémons que evoluíam assim, nesse caso a Ice Rock.  

Além de ser uma Eeveelution, é do tipo gelo e ainda é "fofinho"! Não tem como alguém não amar esse Pokémon não é? E um dos motivos para a quarta geração ser a minha terceira favorita é a existência desse Pokémon, inclusive em Pokémon Platinum montei um time competitivo de Neve no jogo só para poder usar mais ainda o Glaceon e ele servia muito bem sendo um Special Attacker. 

Curiosidades:
-  O nome Japonês de Glaceon é Glacia, que curiosamente também é o mesmo nome de um dos membros da Elite dos Quatro de Hoenn, Glacia, que é especializada em Pokémons do tipo Gelo.
- Como não existe a Ice Rock nos remakes de Gold e Silver, é impossível de se obter Glaceon nesses jogos, salvo trocas.
- Assim como as demais evoluções de Eevee, Glaceon é baseado em um tipo de raposa, nesse caso a Raposa do Ártico.


O mal continua a reinar agora nosso terceiro lugar!

Ok, se Darkrai era a personificação do mal, Spritomb é o perfeito candidato ao segundo lugar! Começando que ele é a combinação dos dois tipos mais sinistros que existem no jogo que é Fantasma e Trevas, e ele "nasceu" quando 108 espíritos foram aprisionados em uma pedra durante 500 anos! Ok, se isso não é ser maligno eu não sei o que é! Realmente Spiritomb tem uma aparência das mais sinistras do jogo e um daqueles Pokémons que tem um background bizarro e por isso mesmo que ele está no nosso TOP!

Apesar de não ser um Pokémon lendário Spritomb é um pouco complicado de se obter, já que é necessário a realização de alguns eventos e que você tenha conseguido obter o item Odd Keystone, o que torna ele mais interessante do que os demais Pokémons, já que ele não é simplesmente algo aleatório que aparece no meio da grama e sim todo o processo de capturar dele envolve o seu background e a sua natureza de uma forma bem criativa, um método que eu acho que a Nintendo deveria investir mais e faz com que os Pokémons sejam mais únicos.

Curiosidades:
-  Ele na Pokéagenda Regional é o número 108, ele pesa 108kg e tem por padrão uma Defesa de 108 e uma Defesa Especial de 108, ele é formado por 108 espíritos. Sim, ele é maligno.
- Antes da Sexta Geração e consequentemente os Pokémons de Tipo Fada, Spirtomb era um dos únicos Pokémon que não possuía nenhuma fraqueza.
- O número 108 é cabalístico na cultura espiritual do Budismo, é o número de tentações que uma pessoa deve superar para alcançar o Nirvana.

Na velocidade do som Garchomp chega em quarto lugar!
O primeiro console que eu comprei mesmo com o meu próprio salário foi meu Nintendo DS, antes disso minha única experiência com Pokémon era através de emuladores como o VisualBoyAdvance e No$GBA e obviamente um dos primeiros jogos que eu tive que jogar era Pokémon e foi na quarta geração que eu perdi horas e horas de jogo, jogava até mesmo durante as aulas e ia em eventos para participar de competições e distribuições, fiquei um bom tempo viciado no jogo, mesmo ele tendo um grande defeito, qual era? Os inicias.

Nenhum dos Pokémons iniciais da quarta geração me agradava e a força eu avencei Piplup por alguma parte do jogo, até eu chegar a Lost Cave, um caverna oculta logo abaixo da Ciclovia de Shinno, e foi ali que encontrei quem seria meu verdadeiro companheiro nas minha jornada nessa nova jornada Pokémon! Naquela caverna oculta encontrei um Gible! A primeira forma do Garchomp! Fiquei embasbacado quando encontrei um Pokémon do poderoso tipo Dragão logo no início do jogo e foi ali que tomei a minha decisão, eu tinha só uma ou duas insignias até então, fui até o centro Pokémon e guardei meu Prinplup na BOX para nunca mais sair de lá, agora Gible, apelidado de Seiryū se tornou meu novo Pokémon inicial e também essa foi a primeira vez que resolvi fazer um EV Traning em um jogo de Pokémon, passei horas caçando Pokémons que iam dar EVs de Ataque e Velocidade para meu Gible que já tinha uma Natureza ótima que era Adamant e foi ai que o destruidor surgiu.

Dali para frente não importava que oponente surgisse em minha frente, todos eram vítima de nocaute com único golpe do meu Gible usando o Dragon Claw destruidor que ele tinha e foi assim com o tempo que ele foi evoluindo e virou Gabite ainda durante o treino de EVs e após algumas batalhas evoluiu para seu estágio final Garchomp! E ele como meu fiel companheiro, destruiu todos os líderes de ginásios e atropelou a Elite dos Quatro e nem mesmo ficou com a vida em perigo contra a Campeã da Liga! Mas vamos deixar um pouco da minha experiência com ele de lado e falar um pouco a respeito de Garchomp!

Garchomp é um daqueles clássicos Pokémons "pseudolendários" que aparecem no final da Pokéagenda e depois deles só vêem os Pokémons lendários, ou seja, ele é primo do Dragonite, Tyranitar e outros. Ele também é uma máquina de aniquilar qualquer coisa no meta-game competitivo de Pokémon, com uma Velocidade avassaladora e com um Ataque muito acima da média, ainda recebendo bônus em ataques do tipo Dragão e Solo, dois dos mais ofensivos do jogo, Garchomp é considerado um pokémon do patamar "über" ou seja tão roubado quanto lendários do tipo Mewtwo e Deoxys, ou seja, acaba sendo banido na maioria das competições, isso traça até um paralelo com aparência dele, já que ele é baseado em um dos maiores predadores aquático que é o tubarão (mais especificamente o cabeça de martelo) e um avião a jato (o mesmo tipo dos caças militares).

Curiosidades:
- Apesar de praticamente todas as entradas de Garchomp na Pokéageda referenciar a rápida velocidade voo de Garchomp, ele é incapaz de aprender qualquer tipo de movimento Voador, inclusive o HM Fly.
- Garchomp é o único tipo Pokémon do tipo Solo e também do tipo Dragão que é capaz de Megaevoluir.
- O ataque base de Mega-Garchomp é o maior de todos os Dragões do jogo, empatando com os lendários Black/White Kyurem.
- A principal referência para a concepção da Garchomp foi ao monstro fantástico conhecido como "Dragão Terrestre" que aparece em muitos jogos de fantasia como Dungeons & Dragons.




Drapion traiçoeiramente pega o lugar da concorrência no quinto lugar!
E esse nosso top não está maligno depois?! Um Pokémon mais trevoso do que o outro aqui! Drapion é o terceiro Pokémon do tipo Trevas só nesse TOP, acho que vocês já deram como eles também aparecem com frequência nos outros? Acho que vocês já devem ter matado a charada de quais são os tipos favoritos do blog... Drapion é outra daquelas combinações malignas sendo um Pokémon do tipo Veneno/Trevas e só ver as entradas dele na Pokéagenda para ver como ele é uma criatura amigável que ataca os aventureiros desatentos no deserto e que com as suas presas e capaz de destruir um carro... Ah, e não se preocupe, se isso não for o suficiente ele ainda usa seu veneno letal para neutralizar a sua presa! Esse é o tipo de Pokémon que você realmente deveria correr ao encontrar.

Uma pequena curiosidade é que o Drapion que foi obtido pela redação do blog foi batizado de Matheus em homenagem ao excelente só que não filme do Escorpião Rei.

Curiosidades:
- Drapion é um dos únicos Pokémons que é mesmo após a introdução do tipo Fada continua tendo apenas uma única fraqueza, sendo um ótimo Pokémon defensivo.
- Drapion também é exceção tratando-se de nomes, ele é um dos únicos não lendários que mantem o mesmo nome nas diferentes localizações.

Como assim duas eeveelutions?! Pode isso Arnaldo?! 
E encerrando o nosso TOP temos aqui mais fofura para amenizar um pouco o clima trevoso dele! Isso mesmo a outra evolução de Eevee que foi introduzida na quarta geração! Leafeon que é versão de Grama do nosso Pokémon multievolutivo! Leafeon era uma evolução muito plausível que muita gente achou estranha ela não existir desde a primeira geração, já que Eevee evoluía de acordo com o tipo da pedra evolucionária que ele entrava em contato e a Leaf Stone existe desde o primeiro jogo e as pedras eram referências aos tipos dos Pokémons inicias, então por muito tempo se achou estranho a existência de um "Jolteon" no lugar de Leafeon que faria muito mais sentido, existem certos boatos que até tal versão foi idealizada, mais por algum motivo sombrio não foi incluída na versão final do jogo.

Estranhamente, Leafeon não evoluí ao Eeeve entrar em contato com a Leaf Stone e assim como Glaceon, ele deve subir de nível ao lado da Moss Stone, um item estacionário no jogo.

Curiosidades:
Como não existe a Moss Rock nos remakes de Gold e Silver, é impossível de se obter Leafeon nesses jogos, salvo trocas.
- A descrição de Leafeon e de Glaceon são quase que opostas na Pokéagenda, sendo Leafeon um pokémon mais calmo que evita batalhas e Glaceon muito mais feroz e agressivo.
- Leafeon tem muitas aparências similares a raça doméstica de gatos siameses, provavelmente a ideia de criação dele surgiu junto com o mito de animais domésticos que vão para florestas e se tornam um com elas.

E chegamos ao fim de mais um TOP! E estamos chegando ao fim da nossa saga e também do ano, será que chegamos até Kalos no fim do ano? Só Arceus sabe!


Nenhum comentário:

Postar um comentário