quinta-feira, 7 de agosto de 2014

Final Review 10

E agora a Review de FF10.... ooohhh eu não queria chegar a isso...


Bem, vou ser franco e direto nessa review! Sem papas na língua! Final Fantasy 10 foi um dos melhores e ao mesmo tempo um dos piores final fantasys feito até então! E o predecessor de um habito ruim! Que falarei depois!

Vamos falar do novo primeiro! Esse foi o primeiro final fantasy da dar vozes realmente a seus personagens a maior parte do tempo os personagens falam com vozes dubladas por atores que bem, eu não conheço a japonesa mais a americana não está tão boa assim... sei lá, talvez eu esteja sendo um pouco critico, mais as vozes não combinam tão bem e por vezes não expressam corretamente a cena... sei lá!

Grafico:

Sendo o 1º FF para o PS2, Final Fantasy 10 veio com uma imensa melhoria gráfica em comparação ao FF9, seus gráficos estavam muito limpos e belos e suas CG estavam impecáveis. Mesmo hoje as CG são lindas! Em termos gráficos especialmente considerando que este foi o primeiro jogo para a nova plataforma não existem criticas.

Jogabilidade:

Bem o jogo mudou pouquíssimo mais trouxe umas novidades que no geral não existe consenso se foram boas ou ruins foram apenas mudanças! Essas foram que o grupo novamente é 4 personagens mais dessa vez você pode trocar os personagens no meio das lutas. Isso evitava o problema de estar com um grupo focado em ataques físicos e ter que lidar com o gigante de ferro que sempre é monstruosamente resistente a golpes físicos. Assim você poderia trocar para os personagens mais voltados a magia.

O sistema de evolução e aprendizado de novas magias e habilidades está bem diferente também, existe um imenso mapa com habilidades que se ligam como numa rede, é possível fazer personagens com maior foco em golpes físicos aprenderem magias dessa forma seguindo um caminho para uma das direções (cima, baixo esquerda ou direita).  Esse sistema pode te deixar confuso no inicio mais aprendendo ele (e isso é fundamental) você vai fechar o jogo sem problemas.

Enquanto você não aprende a mexer na arvore de habilidades no entanto existe outra mudança que torna seu personagens pouco úteis realmente durante a maior parte do jogo que são as invocações.

As invocações mudaram de simplesmente uma aparição e dar uma ataque para desaparecer, para lutar no lugar do grupo bem pokemon. Não me entenda mal eu adoro pokemon então pra mim ta valendo! Claro nem pra todos isso foi uma mudança positiva, especialmente porque quando você os invoca o time recua e não pode mais lutar até a invocação morrer ou ser mandada recuar. Você provavelmente não vai ter problema durante a maior parte do jogo enquanto tiver as invocações e aprender a usa-las corretamente (que é mais fácil que montar a arvore de habilidades).

História:

Agora a história, nós somos apresentados ao protagonista e todo seu grupo de uma vez só! Hell Yeah foda-se a surpresas, todo mundo já tem internet nessa época! Com a narrativa e o grupo em torno de uma fogueira, eles parecem contar sua história antes de uma inevitável tragédia que está por vir ou como um testamento consciente que suas vidas irão terminar logo.

Após algum papo! E algumas explicações que só vão fazer sentido lá pra metade do jogo (graças a deuses não entregaram todo o ouro na sua cara!) finalmente começa o jogo e a história meio que ao mesmo tempo. Somos transportados para o "passado"? E vemos Tidus mostrando que é o bonzão numa espécie de jogo de handball embaixo da água (ou quase eles ficam dentro de uma esfera).

Logo vemos que a cidade onde tudo está ocorrendo esta para ser atacada por uma onda gigante que diferente de nossa expectativa não avança contra a cidade e sim dispara monstros contra ela. Posteriormente descobrimos que não era bem uma onda era uma entidade que viaja pelas águas.

Durante a confusão Tidus está tentando sair da cidade até trombar com seu mentor Auron. Ambos começam a sair da cidade até que são separados. Quando desperta Tidus ele está na ruina de um templo, quando monstros atacam Tidus um grupo arrebenta a porta do templo e parte ao resgate.

Depois de uma conversa com Rikku, Tidus fica confuso quando ela diz que a cidade de onde ele veio foi destruída a milhares de anos e logo é nocauteado pela entidade novamente. (sério até hoje não entendo porque dessa parte!)

Bem, finalmente o jogo tem realmente inicio com Tidus acordando numa praia ensolarada onde ele encontra pessoas jogando o jogo que fiz referencia anteriormente que a proposito se chama Blitzball. Tidus mostra que entende os "paranaue" e finalmente é levado pra vila! Após conversar com Wakka, Tidus descobre a identidade da entidade que é conhecida como Sin, ela teria destruído todas as cidades que usavam maquinas a mil anos ou algo assim. Enquanto o Wakka fica abismado e incrédulo que Tidus venha de uma cidade tão antiga. (o que reforça a minha confusão em ter aquela parada no meio onde ele encontra Rikku)

Eu juro eu to tentando ser o mais rápido possível nessa review, mais a história dele demora pra começar... bem depois de toda essa enrolação, Wakka pede para Tidus entrar no time de Blitzball dele pois não vencem uma partida em 33 anos (esses tão indo mal mesmo hein!) obrigatoriamente ele aceita, na realidade Wakka quer é um substituto para ele, pois ele tem outra função além de jogar Blitzball ele também é guardião de uma sacerdotisa (A.K.A Summoner), quando os dois vão para outro ponto do mapa eles descobrem que a sacerdotisa entrou em um dos templos e não retornou então Tidus ao resgate!

Finalmente você encontra a segunda protagonista da história que é Yuna (diferente dos outros final fantasy esse tem realmente 2 protagonistas, Yuna não é como Tifa, Garnet ou mesmo Locke que tinham pouca importância dentro da Trama em si, darei mais detalhes a frente) , Tidus encontra os demais guardiões de Yuna, Kimahri, Lulu e o Wakka que havia entrado antes (ou já estava dentro não joguei esse jogo uma segunda vez pra ter certeza!). Eles saem do templo juntos e Yuna invoca seu primeiro aeon (que é como as invocações são chamadas dessa vez). Yuna fica curiosa sobre Tidus e sua história e logo todos estão viajando juntos na peregrinação de Yuna para destruir Sin.

Ufa terminou! Não acredite isso é o iniciozinho do jogo, demora pra REALMENTE começar...

Personagens:

Uma das minhas partes favoritas, entramos nos personagens, bem dessa vez a mistura do bolo ficou curiosa com um que de mais ou menos. Digo alguns personagens são muito legais e profundos outros... parecem que tão lá pra fechar buraco na trama apenas!


 Tidus: Protagonista ele é filho de um grande campeão de Blitzball de nome Zecht, após seu desaparecimento ele foi criado por Auron. Tidus um personagem de espirito livre e personalidade um tanto infantil, ele é bastante cabeça fria e leva as coisas com leveza até ficarem realmente preocupantes. Tidus se expressa de forma muito emotiva. Ele tem certo ressentimento com relação a seu pai que são mais descoberto ao longo do jogo. Ele tem características de guerreiro usando espada e escudo em combate mais ele é meio mago do tempo, você pode rapidamente aprender magias como Haste (aumenta a velocidade com que vc realiza seus ataques) e Slow (reduz os inimigos). Tidus é marcante por sua agilidade e evasão. O Overdrive de Tidus (A.k.a Limit Break) é o Swordplay.

Trivia: Tidus aparece como um prisioneiro em Final Fantasy X: Eternal Calm, apenas na versão japonesa nas demais ele foi substituído. O elemento temático de Tidus é água (é eu sei que qualquer um percebe isso... mais vá lá! Embora seja obvio que Tidus e Yuna se envolvam num romance durante o jogo é possível "flertar" com Rikku e Lulu, mais ambas apenas dizem que ele tem chance. Existem referencia em Tidus durante FFXIV. Tidus não é louro natural, seu cabelo é descolorido em sua infância podemos ver que ele tinha cabelos castanhos ele aparece com cabelos castanhos como jovem também em Kingdon of Hearts.



Yuna: A protagonista feminina de FF10, sim protagonista! Lembra quando mencionei que ela não é como outros pares românticos e similares na história! Explico agora! Vejam de certa forma o personagem principal da história é ela! É ela quem deve realizar a peregrinação para adquirir o poder dos Aeons, ela é uma das pessoas que dizem ser capaz de destruir Sin e de muitos modos é entorno dela que a história gira em torno. Isso até tornaria Tidus o personagem secundário se não fosse a importância dele na trama. Agora vamos voltar pra quem importa Yuna. Ae perceberam que os personagens estão sem sobrenome né? Bem... não sei se sou eu? Mais não encontrei em lugar nenhum o sobrenome dos personagens de FF10 ou eles não tem sobrenome ou sei lá!
Yuna possui forte contraste com Tidus (similar a diferença entre Garnet e Zidane), Yuna tem coração mole, é bondosa, gentil e de certa forma uma humanitária, ela acredita em fazer o que é melhor para todos. Ela admira o pai e seguiu seus passos e mesmo sabendo o fim que seu pai teve ainda sim está disposta em se sacrificar para tentar salvar o mundo. Por conta de tanta bondade ela é totalmente trouxa ela acredita no melhor das pessoas e por isso vive sendo enganada ou traída por outros que não sejam seus guardiões. (Vai ver por isso ela tem tantos) Sua natureza vem principalmente por sua fé em uma forma de religião que são os ensinamento de Yevon que basicamente significa em suprimir seus próprios sentimentos e oferecer apoio aos outros para expressa-los e ajuda-los. Claro que conforme ela se relaciona com o Tidus isso vai mudando gradativamente. Yuna é obviamente uma Summoner com traços de White Mage (de novo) ela é bem ineficiente sem suas invocações e MP, pois sua Força, Precisão e Defesa são baixas, compensando com boa agilidade, defesa magia e magia. Seu Overdrive só é acessível quando ela invoca um Aeon e tem alguns itens chave!

Trivia: O modelo de Yuna foi utilizada para FFXIII antes dessa ser finalizada. Depois da batalha contra Biran e Yenke, eles dizem que vão fazer uma estatua dela com um grande chifre na cabeça, provavelmente em referencia aos Summoners dos antigos jogos. Tecnicamente ela é a primeira personagem a aparecer como personagem principal em 2 jogos seguidos seguindo um historia!


Auron: Quem usa óculos escuro, veste de vermelho e é boladão. Se você respondeu Alucard você tá certo também, mais no caso me referia ao Auron! O sujeito é basicamente um samurai moderno ou quase, ele fica olhando uma cidade ser destruída sem esboçar uma única reação. Por vezes ele é bastante sínico e frio. Ele é conhecido como um Guardião Lendário que ajudou o pai de Yuna a 10 anos atrás. Auron  é o tipo silencioso e fala apenas quando acredita ser necessário ou para oferecer palavras de sabedoria, ele também costuma falar para contar suas antigas histórias como um jovem guardião. Auron é obviamente um samurai ele possui a maior Força do grupo e uma das melhores defesas e HP. Ele tem a habilidade de reduzir o status dos inimigos e seus golpes são ideias para causar o máximo da dano possível. Auron no entanto é lento e tem uma precisão relativamente ruim, não sendo muito bom mandar ele contra inimigos ágeis. Seu Overdrive é o Bushido que permite ao jogador realizar uma sequencia de movimentos com os botões para aumentar o poder de seu ataque.

Trivia: Sua pose de batalha é similar a de Blank de FF9 (o companheiro de Zidane que fica para trás no inicio do jogo). Auron pode ser encontrado e é um personagem jogável em Kingdom of Hearts.


Kimahri: O único membro não humano do grupo, ele é um Ronso uma espécie de homem-leão azul, isso porque ele é em parte Lancer e parte Blue Mage. Aparte de sua aparência ele pode ser muito gentil e bondoso, mais como esperado ele fica irritado com facilidade, isso é um efeito colateral quando você é o menor de sua raça e é tratado como paria. Ele tem grande dedicação em proteger Yuna e é muito leal a ela. Aparentemente eles se conhecem desde que ele era pequeno. A parte de suas habilidades mais obvias como copia habilidade de monstros e o infame Jump, ele também tem atributos bem equilibrados mais sua força não é muito grande tendo um pouco mais de agilidade, sendo um personagem rápido e versátil.

Trivia: Algumas vezes no jogo ele refere-se a si mesmo na 1º pessoa. Apesar de ter 27 anos durante FF10-2 ele é chamado de Ancião pelos Ronso, como isso aconteceu não é definido. Apesar de ser grande comparado a outros personagens do jogo ele não é tão grande entre os personagens de outros jogos não sendo capaz de atingir o top 3 dos maiores personagens da franquia.

Wakka: Também conhecido como maldito sortudo! Wakka foi o "primeiro" a encontrar Tidus, ele é membro de um grupo de Blitzball que está indo muito mal como devem lembrar da história. Ele é guardião de Yuna "em meio período" ele decide largar o blitzball para ser guardião em tempo integral confiando seu time a Tidus. Ele também é bem conhecido por ser o personagem de todo o final fantasy a ter a arma mais não ortodoxa de todas uma maldita bola! Digo ele é um dos personagens que poderia muito bem ser um personagem de apoio ou temporário, mais não esse sujeito fica no seu grupo o tempo todo. Ele tem sua própria profundidade mais elas são coisas simples nada extraordinário. Como Yuna ele tem fé nos ensinamentos de Yevon, considerando "maquinas" algo proibido. Ele tem um coração aberto e é positivo. Ele tenta sempre animar os membro do grupo e nunca foi de se importar em vencer ou perder (o que explica os 33 anos de derrotas), até o Zidane entrar no time.  Apesar de sua estranha decisão de arma, Wakka é muito útil durante o inicio do jogo por ser o único personagem capaz de atingir inimigos aéreos com ataque básico (afinal ele joga a bola no inimigo mesmo com ele voando), Wakka também é um dos 3 únicos personagens que podem lutar na água junto de Tidus e Rikku. Curiosamente ele é o personagem mais balanceado do jogo e tem uma imensa sorte inicial (e não essa sorte não é o motivo de chamarem ele de Maldito Sortudo!).

"Estavam esperando algo erótico aqui né?"

Lulu: Esse pedaço de mal caminho é Lulu outra amiga de infância de Yuna e (sinceramente parece ser a única Black Mage do mundo!) e uma Black Mage. Antes de seguir Yuna em peregrinação ela ajudou outros 2 summoners que fracassaram. Lulu veio a perder seu amante para Sin e desde esse dia ela passou a fechar seus sentimentos e manter uma visão mais logica e realista do mundo, por conta disso ela quase nunca expressa emoções. Apesar dessa aparência rígida ela é gentil e bondosa. Ela é uma das poucas pessoas que vê os ensinamentos de Yevon de um ponto de vista mais critico e faz questões mais objetivas. Ela é a figura de irmã mais velha de Yuna e saiu em jornada antes para ser de melhor valia para Yuna, tendo conhecido o mundo antes e sabendo as melhores rotas e que inimigos estão a frente. Ela é leal a Yuna como Wakka. Como uma Black Mage ela tem a maior Magic do grupo, ela também possui elevada Magic Defense, MP e Defense. Em contra partida ela tem uma HP, Ataque, Agilidade e Precisão realmente fracos. Seu Overdrive se chama Fury onde ela lança uma sequencia de feitiços no inimigo que deve ser feito girando o analógico em 360 grau.

Trivia: Você nunca vai ver os pés dela durante o jogo. Ela não está presente em nenhuma CG que envolve movimentos complexos. Ela e Paine são as únicas personagens em toda Spira a ter íris de cores vermelhas.


Rikku: A última personagem é Rikku, ela é uma Al Bhed, são excencialmente humanos mais se diferem por terem sempre olhos verdes com uma espiral em sua íris e é claro serem muito bom com maquinas. Ela é uma das minhas personagens favoritas desse jogo, pois além de ladrã levemente misturada com chemist, ela possui muitos plots interessantes que não vou revelar aqui. Basicamente ela é bem parecida com o Tidus quase sendo sua versão feminina e isso compensa um monte de palavras parecidas aqui. Ela simpatiza rapidamente com Yuna e se junta a ela. Ela tenta ser alegre e positiva a maior parte do tempo e quando fica triste desmorona na hora. Ela admira Lulu por sua calma. Como todo ladrão da série Final Fantasy ela é armada com Steal ou roubar e como ninja ela pode usar o "throw" na verdade ela pode usar algumas maquinas que os demais não sabem ou temem usar como granadas. Rikku pode matar maquinas instantaneamente usando Steal nelas (demostrando seu conhecimento sobre maquinas). Ela usa garras como arma. Rikku é bem balanceada sendo a mais forte das 3 garotas mais ainda inferior a Tidus e Auron (e algumas vezes a Wakka), ela é uma das mais ágeis do grupo e tem um excelente HP para esse gênero de personagem.

Trivia: Rikku faz referencia a Metal Gear Solid gritando "Snake! Snake?! Snaaaaaaaaaaaake!!". Rikku tem medo de Raios, mais não sofre dano adicional nem foge quando é atingida por eles. Ela também parece ter medo de cobras mais não demonstra esse medo durante ff10. Ela também tem medo de agulhas! Ela utiliza a frase inventade de Selphie de FF8 "Booyaka!". Em 2005 ela ganhou como a "Hottest Character" no G4's 2004 G-Phoria awards show. Também em 2005, Rikku ganhou o "Viewers' Choice: Baddest Good Girl" no G4's Video Game Vixens.

Nesse não falo sobre os demais personagens, pois todos tem certa importância pro rolo da trama. Tanto que falei pouco ou quase nada da história desses personagens e me foquei mais na personalidade deles. O jogo é bastante linear e seu forte é principalmente a história então se eu contar a parte principal dela com os personagens, vocês não vão precisar jogar amenos que queiram.

Bem, verdade seja dita eu digo forte pelo resto... porque eu mesmo considero o jogo BEM fraquinho num contexto geral! A maioria dos personagens não são tão carismáticos "eu particularmente só gosto de Auron e Rikku". Tidus é bastante comum e meio sem graça as vezes... Lulu está lá muito mais pelo fanservice... Kimahri e Wakka tem pouca importância real ao longo do jogo fora suas própria side-story. E vale notar quando fiz referencia a tendência você percebe que é um grupo de pessoas bondosas, felizes e gentis. Eu imagino como seria se os monstros do jogo fossem passivos, eles teriam que lutar com Sin no level 1. Mais acho que estou sendo um pouco critico demais... sou dragão velho sabem como é "saiam do meu gramado" e "não fazem mais coisas como no meu tempo".

Outra coisa que pode irrita-lo nesse jogo é que diferente dos antigos que os mini-games tem pouca importância para concluir o jogo 100%, aqui VOCÊ PRECISA concluir para ter todos os itens e etc. E para piorar o Blitzball é um belo saco...



Não acabou ainda, eu não faço review dos Spin-off da série Final Fantasy no Final Review, MAS, FF10-2 é uma sequencia e faz parte sim da franquia principal da série FF goste disso sim ou não (em sua maioria não!).

Final Fantasy não é uma saga que faz sequencias diretas eles fazem referencias a seus antigos títulos e isso deu um charme pra eles. Eles inventam incontáveis maneiras de contar o final de uma história de fantasia de heróis épicos capazes de salvar o mundo assim tem sido, uma continuação de uma história dessa só pode acabar mal não é?

Bem, eles pisaram na jaca quando fizeram esse jogo!

Eu tento não ser radical em minhas review (exceto talvez com os filmes de Resident Evil mais eu aviso quando sou!) Veja se por algum motivo após eu dizer o que já disse e você confia em mim! Você ainda quer jogar essa abominação da square, eu respeito sua decisão como ser humano, pois todos erramos um dia!

Esse é a versão J-Pop Star Girlish de FF10. Todo o jogo está cheio de elementos da cultura japonesa pop, atitude tomada pelas personagens, a mudança em suas personalidades e até suas roupas (que devo acrescentar foram feitas com o objetivo de serem reveladoras, sexy ou adoráveis em sua maioria.), vejam não estou dizendo que seja ruim, mais não é o tipo de coisa que você espera com toda a ambientação mostrada no último jogo.

Falei dos problemas básicos, como poses ala Power Ranger ou Super Sentai se preferir. Também temos cenas ala transformação de Sailor moon (todos sabem que eu não tenho problema com isso assistia Sailor Moon e voltei a assistir recentemente) o problema foram muitas mudanças e muito mal introduzidas ao mesmo tempo, isso tudo combinado com uma jogabilidade que conseguiu ser pior que a anterior. O elenco de suporte da história é fraco e totalmente sem graça.

A história... ela não existe se você está jogando pela história esqueça! Ela poderia ser um shonem de terceira categoria ou um episódio casual de pokemon prolongado.

Graficamente falando, bem não ouve mudanças relevantes e pra piorar em alguns momentos especialmente nos closes no rosto dos personagens eles se mostram com menos vida e expressão que no jogo anterior (como fizeram isso não faço ideia!). As vezes o jogo mesmo insulta sua inteligência, com enigmas tão simples que uma pessoa com mentalidade prejudicada iria descobrir a resposta.

Agora... se você pensa que esse jogo pode ser um desafio por ele ser digamos ruim ou por ter uma jogabilidade complicada... olha, você pode maximizar todas as suas "classes" em uma única batalha com bastante paciência é claro!

Acreditem em mim enquanto digo que daqui pra frente essa review vai ter mais e mais dessas paradas para explicar o que deu errado. Bem... é isso... pera tem uma personagem faltando... além de Yuna e Rikku que foram as personagens que sobraram do último jogo e ganharam uma nova versão (todos os outros estão iguais) ganhamos uma nova personagem que consegue sem personalidade alguma ser mais interessante que Yuna e Rikku nesse jogo, alguns podem confundi-la com Lulu por sua aparência e personalidade mais não é.


Paine: Essa é a personagem nova Paine! Ela é basicamente um Auron feminino, lembra quando mencionei que a Rikku era o Tidus feminino, bem essa é o Auron. Sem maiores detalhes ou vai destruir a "importante" história.

Agora sim acabou, estou cansado disso...


See Yah! E desculpe por isso... espero que a lulu no fim salve esse artigo!

FF10

Nota: 5,5
Recomendação: Recomendado para putas de gráfico e jogadores casuais. Não recomendado para  Jogadores mais exigentes.

FF10-2

Nota: 3
Recomendação: Não recomendado para ninguém! Exceto talvez hentais com dinheiro.

Nenhum comentário:

Postar um comentário