terça-feira, 26 de agosto de 2014

Final Review Fantasy XI


Um dos mais polêmicos jogos da franquia Final Fantasy, o que é esquecido por muitos e ignorado pela maioria dos fãs da série! Vamos fazer uma viagem ao mundo de Vana'diel e dissertar a respeito de Final Fantasy XI

Produção e Desenvolvimento

Não gosta de Final Fantasy XI? Culpe esse cara!
O jogo foi inicialmente concebido em 1997 quando a Square (Isso anterior a fusão com a Enix) abriu o estúdio Square Pictures (Sim, o estúdio por trás do excelente Spirits Within) e Hironobu Sakaguchi entrou em contato com os famosos MMORPGs ocidentais como EverQuest e teve a brilhante ideia que a Square deveria ter o seu próprio massivo online e que deveria ser baseado na franquia Final Fantasy.

O desenvolvimento inciou-se em 1999, sobre a produção de Hiromichi Tanaka que liderava a equipe responsável pelo desenvolvimento Chrono Cross, a equipe usou como principal fonte de inspiração Final Fantasy III, que fica claro ao se observar vários elementos do sistema do jogo, como o sistema de classes e de magia.

A Square fez um investimento pesado para que o jogo pudesse ter a melhor qualidade técnica possível, isso se reflete hoje em dia já que até hoje ele é visualmente agradável, esse investimento só foi possível devido ao formato do jogo, já que a Square havia projetado que ele iria se pagar após 5 anos, algo impossível para qualquer outro jogo da franquia, mas a modalidade de assinatura mensal que o jogo adotaria tornaria isso possível, isso também fez com que ela adotasse a postura de tentar lançar seu título para todas as plataformas possíveis, diferente do seu antecessor Final Fantasy X, a Square tinha planos para lançar o jogo além do Playstation 2, também para PC e Xbox, infelizmente o port para a última plataforma não foi possível devido ao fato do espaço limitado do HD do console e o jogo chegou apenas no seu sucessor Xbox 360.

Após cerca de três anos e meio de desenvolvimento o jogo foi lançado para PS2 (Final Final XV manda abraços) mas afinal, do que se tratava esse jogo? Porque ele foi é tão desconhecido para nós ocidentais? Mas ao mesmo tempo é o Final Fantasy de maior sucesso de todos os tempos?

Mecânicas e Sistemas

Todas as raças jogáveis.

O jogo numerado que mais fugiu do formato clássico da série, o personagem principal do jogador é totalmente customizado e escolhido dentre uma das cinco raças presentes do jogo, elas são: Hume, os humanos normais da série; Galka, uma raça humanoide de grandes porporções que tem características de ursos, excelentes como gerreiros corpo-a-corpo; Elvaan o nome e as orelhas pontigudas não enganam ninguém, eles são os clássicos elfos, Prishe de Final Fantasy Dissidia pertence a essa raça; Mithra que é a versão felina das Viera de Ivalice; Tarutaru que são uma mistura de cachorro, com hobbit e elfo, uma raça de seres diminutivos com aparência de criança e orelhas pontiagudas como de elfos, Shantotto de Final Fantasy Dissidia pertence a essa raça.

Após escolher uma das raças, o jogador escolhe a qual das três facções será leal são elas: A República de Bastok, o Reino de San d'Oria e a Federação de Windurst, após isso o jogador começa a se aventurar no jogo e progride na história do mundo através das várias missões, essa história do mundo de Vana'diel foi cada vez expandida através das add-ons e expansões que foram lançadas ao longo do anos.

Cada personagem no jogo possuí uma classe, mas diferente de outros MMORPGs, ele pode trocar de classe a qualquer momento e podem destravar novas classes diferentes com o progresso do nível do personagem, inicialmente eram 6 Classes Básicas e 5 Classes Avançadas, atualmente são 22 classes, além da classe principal é possível utilizar qualquer outra classe como uma Classe de Suporte, por exemplo, caso você seja um Ninja nível 80, é possível você colocar Samurai como a Classe de Suporte e ter acesso a todas as características dessa até o nível 40 dessa classe, o nível máximo do jogo atual é o 99.

Prishe S2
O sistema de combate também foge ao clássico da série, lembrando muito os MMOs tradicionais, onde os monstros ficam vagando pelas áreas do jogo e qualquer jogador pode atacar livremente, além dele ser capaz de formar "grupos" com outros jogadores para enfrentar inimigos mais poderosos, esses grupos podem se unir e formar alianças que podem até ter 18 jogadores simultâneos, além disso dentro de instâncias e campos de batalha é possível aumentar mais ainda o número de jogadores de um grupo.

O jogo também possuí um sistema de Limit Breaks, que aqui é chamado de Weapon Skills, durante um combate o personagem acumula TPs, ao atingir 1000 pontos em TPs, ele é capaz de liberar um poderoso ataque que é possível ser combinado com os ataques dos seus aliados criando um Skill Chain (Alguém lembrou da Prishe?).

Além disso o jogo possuí várias outras atividades paralelas, como o sistema de ofícios, onde os personagem podem criar vários itens, os personagens também podem criar e participar de corrida de Chocobos, as atividades são tantas que existe uma chamada que Pankration que é basicamente você tirar fotos dos monstros do jogo.

Esse jogo parece bom! Por que nunca ouvi falar dele antes?!


Shantotto a NPC favorita da galera!
Os motivos são vários, apesar de ser um jogo multiplataforma, o jogo tinha o PS2 como a principal, entretanto, ele necessitava de alguns acessórios que não eram populares no Ocidente, muito menos no Brasil, era o disco rígido e o adaptador de internet, acessórios que não viram a luz do dia em terras tupiniquins.

Mesmo aqueles que eram abastados e tinham acesso a tais periféricos, não podiam jogar já que o modelo de mensalidade do jogo, obrigava os jogadores a terem um cartão de crédito americano para que pudesse continuar jogando, uma limitação que também teve na versão de PC e somente em 2006 com o lançamento para Xbox 360 foi possível a ter um acesso mais fácil ao jogo, além de que não se houve notícia de nenhum trial para que os jogadores pudessem sequer ao menos experimentar o jogo.

A segurança da Square também foi outro ponto forte, diferente de outros MMOs populares como World of Warcraft e Ragnarok, não existiam servidores piratas de Final Fantasy XI, ou seja, querendo ou não a falta de pirataria fez com que o jogo fosse quase que ignorado aqui no Brasil, ele não era como Final Fantasy X, onde você podia ir na banca e comprar ele por 10,00R$ e mesmo aquele tipo de jogador que se empenhava na arte da pirataria, era impossível obter o jogo no PC de qualquer maneira ilegal.

Além disso, o ponto chave é que todo MMO é um jogo "cooperativo" onde o divertido é você jogar com seus amigos e conhecidos, mesmo com o advento da sua facilidade para jogar, não havia base alguma brasileira dentro do jogo e contra-partida o boom dos MMOs e não importava quanto Final Fantasy XI fosse superior, mesmo se esforçando ao máximo para conseguir jogar, você sempre iria onde seus amigos estivessem e Vana'diel não era esse lugar.

Curiosidades e Considerações Finais

- Ao longo dos anos, o jogo recebeu várias novidades, foram 5 Expansões principais e 6 add-ons.

- Final Fantasy XI é o primeiro MMORPG cross-plataforma de todos os tempos, hoje você pode joga-lo no PC, PS3, Xbox 360 e ainda no PS2.

- O jogo foi programado para que tanto você pudesse jogá-lo usando mouse e teclado, ou apenas um joystick, outra novidade para época.

- O lançamento do jogo antecede tanto World of Warcraft e Ragnarok Online, sendo um verdadeiro pioneiro no mundo dos massivos online.

- Final Fantasy XI: Seekers of Adoulin é o último jogo lançado na história do PS2 e colocou o último prego no caixão dele, acha que isso faz tempo? O jogo foi lançado no ano passado, em 2013.

- Em um entrevista no ano de 2008, Hiromichi Tanaka disse que Final Fantasy XI é o título mais relevante de toda a franquia.

- Yoichi Wada, presidente da Square Enix, confirmou em 2012 que Final Fantasy XI se tornou o título mais rentável de toda a franquia Final Fantasy.

Isso já justifica muito bem o motivo de Final Fantasy XI ser o título maior sucesso da franquia até hoje e mostra o porque ela apostou novamente em colocar um jogo numerado como MMORPG, mesmo com todas as críticas mornas e desconhecido de boa parte dos fãs da franquia, o mundo de Vana'diel rendou mais frutos para a Square do que qualquer Cloud.



Nota Final: 11 de 10

Nenhum comentário:

Postar um comentário