quinta-feira, 25 de setembro de 2014

Digimon Vs Pokemon

Essa é uma review com meu ponto de vista, se você tem um ponto de vista diferente comente, ninguém vai te julgar por expressar-se, mais favor seja educado e coerente, mesmo com português horrível que nem o meu, ok? Então vamos ao ponto!


Digimon Vs Pokemon ou Pokemon Vs Digimon se você for fresco de quem deve ficar na frente!

Desde que pintou por aqui na globo (se a memória não me falha), sempre ouve mesmo que levemente, uma rivalidade entre pokemon e digimon, essa rivalidade é claro, não é atoa, existem vários elementos em comum entre os dois, criaturas estranhas, capazes de evoluir, combate entre essas criaturas, humanos que as "controlam" e por ai vai.

Claro, que ao mesmo tempo que as séries são similares eles também tem sua própria aparência e individualidades! No entanto gostando ou não a maioria tem que admitir que Pokemon esta em uma situação um tanto quanto superior a de Digimon...

Existem motivos X e Y para essa vantagem e não me refiro aos jogos! Se por um lado pokemon pode ser quase um império de tão forte que seu nome é no mercado, isso pode se dar tanto pelo suporte que ela recebe da nintendo, como também de um solo firme com vários jogos lançados e a maioria deles se não todos foram bem rendáveis!

Digimon não tem um grande suporte como a nintendo, SIM, ele tem uma companhia que os suporta, mais não uma tão grande quanto a nintendo, mais o problema não seria só esse, digimon tem tantos jogos quanto pokemon se você desconsiderar que cada 2 jogos do pokemon são praticamente 1 mesmo jogo. Mais nem todos esses jogos foram um sucesso, claro que até onde se sabe nenhum deles causou prejuízo também, então eles tem um solo meio estável digamos assim.

Esse são os motivos industriais (vou chamar assim, porque não me lembro o termo certo) para a vantagem que pokemon tem com relação a digimon.


Outro motivo que faz com que digimon possa parecer as vezes não ter tanto sucesso quanto pokemon na verdade é a mania deles mesmo de não darem uma ordem aos digimons!

Como assim? Eu explico... eu sempre explico tudo não é? 

Veja dessa forma! Você tem um charmander, você sabe que ele vai virar um charmeleon e depois um charizard e isso é evolução simples e clara certo? Sim isso é .... dentro de pokemon... quando uma nova geração sai e você decide não olhar na internet sobre cada pokemon que esta para sair, você acaba pegando um pokemon novo e "normalmente" você sabe se um pokemon evoluir ele ainda vai ter algum traço de familiaridade com sua antiga forma certo!

Em digimon é um pouco diferente, oficialmente não existem regras para a digi-evolução, sério não existe! Se você já jogou mais de 1 jogo de digimon, você perceber que digi-evolução não é algo certo! Vejamos por exemplo os jogos mais antigos como o Digimon para PS1, você poderia ter um agumon e dependendo de como você treinar ele, ele pode virar qualquer outro digimon na forma adulta, de Greymon, a Mamemon... de vacina a vírus e por ai vai, claro que as vezes eles tentam manter o jogo mais parecido com os animes como é o caso do Digimon Dusk and Dawn, onde o Agumon tem uma cadeia de evoluções, mais mesmo nesses jogos você percebe que algumas evoluções não fazem tanto sentido!

Essa falta de "regra" na digi-evolução deixa tudo mais confuso! Claro que isso deixa os digimons mais únicos e os diferem bem de pokemon, mais não agrada a todos!

Você duvida do que eu digo... vejamos aqui... pense num digimon da primeira geração (ou seja do primeiro anime!) que não foi apresentado fazendo todas as suas digi-evoluções como por exemplo... o Leomon, um dos favoritos deles. Durante muito tempo (e acho que até hoje), o Leomon não tem todas as formas evolutivas... de inicio havia apenas Leomon e Saberleomon... sem a primeira forma conhecida como Rookie e sem a forma perfeita que eu esqueci como se chama em inglês e japonês... foi mal. E acredite ele não é o único, outros digimons também parecem até hoje aguardar por uma cadeia evolutiva que faça sentido! Conhece algum digimon na forma adulta que se tornaria a Ladydevimon? Sem considerar uma Tailmon preta!

E o pior que eles não se preocupam tanto com isso, eles não tentam fechar suas cadeias evolutivas, criando digimons para fechar uma cadeia já existente eles vão criando mais digimons, até mesmo formas alternativas de digimon que já existem (agumon é um dos que tem mais formas alternativas que variam de branco, preto, lego e por ai vai!).

Isso não se limita totalmente a jogos eletrônicos, mais também a jogos de cartas! Não, não digo a coisa da digievolução e sim a inconstância, até onde eu percebi existem 3! SIM 3 diferentes jogos de cartas de digimon, praticamente 1 pra cada 2 gerações!

Ok, que é normal jogos de cartas ficarem inovando para manter o interesse dos jogadores, mais em geral as regras do jogo e as cartas são as mesmas... isso não ocorre com digimon...


Se você está levando o que eu digo como um buraco financeiro sem igual, você deve imaginar...porque ele ainda não desapareceu como tantos outros animes e jogos que tentaram competir com pokemon?

Na verdade é justamente por sua variedade! Enquanto pokemon de raro pra nunca tenta criar algo novo, digimon volta e meia faz um jogo com uma temática diferente, um estilo diferente e por ai vai. Digimon aposta tudo em inovações constantes para manter seu publico ou atrair novos, podemos ver isso em contraste com os animes dos dois, digimon é literalmente uma nova história, uma nova trama a cada saga, enquanto pokemon persiste no Ash e na constância de suas tramas simples!

No final das contas os dois são paralelos em mais aspectos do que parecem não é?

Não importa no final quem está vendendo mais ou tendo os melhores produtos, o que importa é que nós vencemos no final pois recebemos 2 excelentes produtos!

É isso então see yah!

Nenhum comentário:

Postar um comentário