quinta-feira, 11 de setembro de 2014

DLC Comprar ou Não Comprar eis a questão?

Aaahhh DLCs, se algo novo que a maioria dos Gamers odeia nessa última geração essa coisa de certo é a DLC!



DLC ou Downloadable Content ou em português Conteúdo para Download!

Antes de começar a analisar se DLCs são algo relevante hoje em dia, puro métodos mercenários ou algo do gênero! Vamos primeiro dividir alguns traços relevantes sobre DLCs!

Antes de tudo como elas se dividem. Existem ao meu ponto de vista 4 tipos de DLCs que serão apresentadas agora!

"Pacotes de Skins!"

Os pacotes de Skins, são um conjunto de atualizações que tem como principal objetivo agradar fãs do jogo ou simplesmente dar maior individualidade aos jogadores. Esse tipo de pacote é mais comum em jogos de luta, oferecendo Skins novas a personagens jogáveis! [O que é Skin?] Skin são basicamente as "roupas" dos personagens, como no exemplo acima, podemos ver 3 Skins novas do Coringa no jogo de luta Injustice, uma dele parecendo um turista, a do meio como capuz vermelho e no outro extremo o Coringa da série de filmes do Batman com mamilos! Essas DLCs não são obrigatórias de forma alguma e existem apenas como um extra que pode ser comprado a gosto, não afetando essencialmente em nada sua experiencia com o jogo. 

"Pacotes Extra!"

Os pacotes com "Extra" são o que principalmente deram má fama as DLCs e a culpa é da Capcom! Esses pacotes são comuns em jogos de luta, mais também ocorrem em outros jogos. O pacote com extra geralmente incluem personagens novos para jogos de luta, armas novas para jogos de tiro e assim por diante. Em primeira olhada não parece algo tão negativo, o problema é que em alguns casos esses personagens e armas são mais poderosos e desequilibrados que os demais personagens e armas do jogo! Isso não é um problema se você não tem interesse em jogar tais jogos Online com pessoas de outros lugares, mais se você pretende isso pode as vezes minar sua diversão por estar um pouco "atrás" dos demais jogadores. Porém esse não é o único motivo pela má fama desse gênero de DLCs, como mencionei a culpa foi da Capcom, primeiramente com relação ao Marvel Vs Capcom 3, onde não só o já conhecido Shuma-Gorath foi colocado como um personagem de DLC junto de Jill, como recentemente alguns jogos da Capcom foram descobertos já estarem com a DLC dentro do jogo! Ou seja você não estava baixando nada, apenas um código para seu jogo destravar os personagens que já estavam dentro do jogo!

"Pacote de Expansão!"

Os pacotes de "Expansão" são pacotes que as vezes podem até como ocorreu com a Capcom já estarem nos jogos, mais se diferem por serem verdadeiras expansões, essas expansões são mais comuns em jogos de RPG, ação ou que conte alguma história.  Essas DLCs geralmente servem apenas para os verdadeiros fãs dos jogos, as vezes eles apenas aumentam um pouco a história ou adicionam alguns novos elementos ou ainda revelam verdades escondidas no jogo, que aumenta consideravelmente sua experiencia com o jogo tornando o jogo mais rico, sem deixar que o jogo sozinho seja RUIM! Vamos fazer uma breve comparação para que vocês possam entender melhor pense dessa forma:

A - Em um jogo você tem uma história com Inicio, Meio e Fim. Existem alguns ganchos e informações mal reveladas ou exploradas na história do jogo, mais elas não interferem diretamente com o fechar do jogo e a história continua boa.

ou

B - O jogo conta uma história que tem Inicio, Meio e Fim! Não existem ganchos apenas finais alternativos!

Não estou desmerecendo finais alternativos (adorei caçar todos os finais alternativos de Chrono Trigger e Devil Survivor 1), mais esse método desenvolvido para ampliar a história, amarrar ganchos e recontar o que você pensava que sabia, pode deixar o jogo mais saboroso.
Saco? Essa forma de DLC geralmente só é feita após o jogo ter uma certa venda, para ter certeza que seu desenvolvimento e liberação venha a valer a pena!

"Pacotes de Novidade"

Esse é o tipo de DLC mais raro (até onde sei), esses pacotes com novidades, não trazem novos elementos ao jogo, novos personagens para jogar uma mesma história e etc. Essas DLCs contam histórias novas usando o mesmo universo e sistema do jogo padrão.
Essas expansões são particularmente boas para quem gostou do JOGO acima de tudo, eles oferecem basicamente um "sequencia" do jogo sem ter que pagar por um jogo novo! Claro que essas DLCs são em geral mais curtas que o jogo padrão, mais trazendo todos os elementos que você já conhecia do jogo padrão. Claro que não é garantido que você vá gostar apenas porque carrega a mesma jogabilidade do jogo que você jogou antes, mais não é incomum descobrir que algumas dessas "mini" histórias são ainda melhores que a história original do jogo!


Então pra mim existem esses 4 se acham que existe mais do que isso podem comentar!

Agora vamos ao ponto aqui, ok?

"Eu disse ponto, não partes..."

Eehhh... certo! Não é possivel definir as DLCs como BOAS ou RUINS apenas por seus gêneros, embora seja mais comuns algumas serem melhores que outras por oferecerem uma experiencia mais longa! Mais nem sempre precisamos de uma experiencia, mais longa ou diferente não é?

Então vimos o meu ponto de vista que de certo não é só meu! Mais vamos ver o ponto de vista de quem produz as DLCs ou o que eu acredito que eles pensam.

Criar jogos hoje em dia é tremendamente custoso! Enquanto nos anos 70 fazer um jogo exigia pouco esforço e quase nenhuma mão de obra, hoje em dia criar um jogo pode gastar milhares de dólares e o jogo pode não render nem o suficiente para se pagar, isso tem ocorrido recentemente com Square e Capcom, em particular, a trilogia FF13 quase lhe deu prejuízo se não fosse pela popularidade que a personagem Lightning possui no japão! A franquia Resident Evil e Street Fighter as principais e mais rendáveis franquias da Capcom tem descoberto que a situação não ta fácil pra ninguém! Enquanto o Megaman foi efetivamente esquecido num porão!

Para MUITAS produtoras, criar um jogo e depois "esconder" alguns de seus conteúdos dentro do próprio jogo, virou uma estratégia para caso o jogo não fosse capaz de se pagar! SIM isso é um método injusto e traiçoeiro, mais se o jogo não for capaz nem mesmos de se pagar! A companhia sofre prejuízo e fica mais difícil fazer um novo jogo para compensar o jogo que não vingou antes!

Vamos finalizar então!

Devemos comprar DLCs sim ou não?

A resposta é bem simples na verdade, depende unicamente de você! Se você quer conhecer mais sobre um jogo, quer ter um personagem com uma roupa que você acha mais legal, se você quer novas experiencias com um jogo que você já zerou! Então vá em frente e compre! Vamos você vai gastar o dinheiro com o que? Cerveja? Por outro lado você também pode comprar pensando de outra forma! Se você adorou um jogo está satisfeito com ele e uma DLC nova é lançada e você TEM possibilidade de pagar por ela, isso não vai pesar no seu bolso no futuro e você deseja jogar mais jogos como esse que você jogou COMPRE imediatamente! Comprando uma DLC de um jogo você mostra indiretamente que o jogo foi apreciado e que você está disposto a comprar novas versões desse jogo que você gostou! O que significa que a companhia vai ser capaz de fazer novos jogos e esses jogos podem ser bons!

*Nota: Não estou mandando você comprar uma DLC que você "Não Queira!" estou dizendo que se você encontrar uma DLC que não lhe pareça mercenária e que você ouviu dizer (viu no youtube) que é boa E você está em condições de comprar sem afetar sua vida financeira, então sim você compra, não me venha comprar besteira e jogar a culpa em mim!

Nenhum comentário:

Postar um comentário