sexta-feira, 19 de setembro de 2014

Godzillathon - Parte 1 : Godzilla (1954)

Seguindo o conceito de Angry Video Game Nerd, vou fazer o meu Godzillathon, com o mesmo nome mesmo... porque não simplesmente mostrar os videos dele?

Bem, verdade seja dita muitas de suas avaliações foram bastante superficiais outras foram limitadas, então eu vou me esforçar um pouco mais e trazer o máximo de informação nessa review!

Então prontos para conhecer um pouco melhor o Rei dos Monstros? Vamos começar!


"AAaaaaaaaaahhh Godzilla!!!"

Detalhes:

Lançado em 1954, com o nome de Gojira (mistura das palavras Gorila e Baleia em japonês, porquê não? Também tem o rumor que esse nome era o apelido de um dos figurões da Toho.) que é seu nome original no japão! Foi sua primeira aparição e primeiro filme! Liberado no japão pela Toho Company, é considerado um filme do gênero Tokusatsu kaiju.

Ele contava com um tema sério e um conceito muito mais sombrio que os demais filmes que a franquia viria a ter conforme os filmes tornariam-se uma série.

Com base em seu lançamento esse filme pertence a era que é conhecida no japão como a Era Showa, embora Godzilla seja um dos se não o mais antigo monstro gigante do japão (o King Kong é mais velho embora bem menor!), muitas séries da Era Showa tornaram-se populares explorando o tema de criaturas gigantes incluindo Ultraman e o rival cinemático de Godzilla, Gamera, que não é tão popular fora do japão em comparação a Godzilla!

O filme em muitos aspectos explora o principalmente o horror das guerras nucleares e o efeito da radiação, Godzilla tornou-se um simbolo da guerra nuclear e o filme demonstra isso tornando Godzilla invulnerável a qualquer tipo de armamento ou técnica que usem para conte-lo.

O que pode surpreender algumas pessoas que não conhecem o filme quando descobre que neste filme, Godzilla morre! [Dando spoiler sem aviso?] Olha eu não quero ser estraga prazer, mais sejamos francos só os verdadeiros fãs do Godzilla iriam ver um filme preto e branco sobre Godzilla e embora entre os fãs esse seja normalmente considerado um dos se não O Melhor de todos os filmes, a maioria de seus fãs conhece o enredo de cabo a rabo!

"Serizawa e mostrando os efeitos do Oxygen Destroyer!"

Godzilla é morto por uma arma experimental conhecida como Oxygen Destroyer que sufoca e liquefaz o corpo de todas as coisas vivas na água, essa arma criada pelo professor Daisuke Serizawa, foi inicialmente criada com o objetivo de explorar novas fontes de energia menos nocivas que a Radiação, mais este descobriu uma arma ainda mais terrível, temendo que os frutos de suas pesquisas caíssem em mãos militares e uma guerra ainda mais terrível que a nuclear ocorre-se, ele usa a única amostra de seu projeto em Godzilla e morre junto do monstro.


Esse aspecto do filme não é a questão do monstro morrer no final e sim a ideia que uma forma de guerra (Godzilla = Guerra Nuclear), só pode ser vencida por uma forma de guerra ainda mais destrutiva (Oxygen Destroyer) e Serizawa decide não liberar essa nova forma de guerra no mundo, morrendo com sua criação e o monstro.

Aspectos Técnicos e Curiosidades:

Para a maioria dos fãs existem poucos aspectos técnicos que precisam ser explicados, mais vamos falar sobre alguns deles de qualquer forma afinal nem só de viciados em Godzilla que esse blog é visitado.

Começando com os detalhes mais interessantes sobre Godzilla!

Seu rugido que tornou-se uma de suas marcas registradas é uma luva couro tocando uma única nota em um instrumento de corda (um contrabaixo eu acho).

"Como se vestir de Godzilla!"

A técnica que gerou Godzilla e praticamente todos os monstros gigantes após ele, se chama Suitmation, onde uma pessoa vestida de monstro faz o papel de ser um monstro gigante em um cenário reduzido. Vale notar que o ator não era capaz de ver nada pois sua cabeça ficava no pescoço do Godzilla e era tão quente que normalmente ele passava mal.

"Godzilla Marionete?"

Apesar disso algumas cenas do primeiro filme foram feitas com uma marionete!

Esse foi um dos filmes de Godzilla a receber mais prêmios.

A versão americana do filme, diversas cenas foram incluídas com um personagem norte americano narrando o que ocorre no japão para todo o mundo.

Quando foi lançado nos estados unidos o nome foi mudado de Gojira para Godzilla The King of Monster. Tanto o nome quanto o título viriam a ser reconhecidos por todo o mundo, após o final da série Showa e com o inicio da era Heisei.

Não apenas nesse filme como diversos filmes da era Showa, Godzilla tinha nomes diferentes em diversos países incluindo Frankstein.

Apesar de ser o primeiro filme de Godzilla originalmente deveria ser o único uma vez que o monstro fora derrotado no final, mais sua popularidade e a força que seu nome ganhou tornou-se tamanha que uma continuação foi feita. Criando um novo conceito que viria a ser reutilizado por outros filmes e séries dai pra frente. O Monster Smash ou se preferir luta de monstros gigantes!


Criticas:

Gojira ou seja Godzilla quase não teve qualquer tipo de critica significativa, enquanto algumas pessoas de mente fechada (em geral do estados unidos) o comparavam com King Kong, por se tratar de um monstro gigante atacando uma cidade, mais essa comparação embora possa ser verdadeira, ao assistir ambos os filmes se revela inconsistente, enquanto em King Kong, o gorila gigante é levado para a cidade pelos próprios humanos e o mesmo não demostra a dor e o sofrimento que as pessoas da cidade passaram com a destruição causada por King, em Godzilla o monstro opta por conta própria atacar a cidade, nós vemos os efeitos dos ataques que ele realiza não apenas com os feridos como também as consequências de sua presença radioativa, que intoxicava as pessoas na cidade.

Enquanto em muitos aspectos King Kong era um filme excelente mais sem um fundo tão trágico e pesado. Mesmo as cenas de fantoche não afetavam na época a perspectiva do filme, uma vez que estava em preto e branco.


Finalizando:



Como todo o bom originador de franquia, Godzilla merece ser respeitado, não apenas pelos fãs de Godzilla mas por todos que já apreciaram o combate entre monstros gigantes ou robôs gigantes e monstros, pois todos se inspiraram nas técnicas criadas a partir desse filme.

Em fim... se você consegue ver um filme em Preto e Branco, eu até que aconselho, é um filme que atualmente não se deve ser visto por seu valor gráfico e sim por sua história e representação dos horrores da guerra nuclear pode causar.

NOTA: Sublime! Obrigatório para todo o fã do Godzilla.

Nós vemos novamente, See Yah!

Nenhum comentário:

Postar um comentário