quinta-feira, 25 de setembro de 2014

Review Aldnoah.Zero

"Que a justiça seja feita, mesmo que os céus desabem."
Sim! Fazendo jus ao nome do nosso blog, vamos parar de falar um pouco sobre comida e jogos, vamos ao review de um dos animes dessa dessa temporada! Aldnoah.Zero.

Ficha Técnica


Todo mundo pira na princesa....
O anime é uma série de 12 episódios que foi ao ar de Julho de 2014 à Setembro do mesmo ano, sendo produzido pelo estúdio  A-1 Picutres (Persona: Trinity Soul, Sword Art Online e outros) em parceria com o estúdio Olympus Knights (Primeiro trabalho), a série tem como criação original um dos deuses da escrita japonesa Urobochi Gen (Fate/Zero, Phantom: Requiem for the Phantom e outros) e é dirigido por Aoki Ei (Fate/Zero, Ga-rei Zero e Kara no Kyoukai), onde já vemos uma duplinha que fez sucesso com Fate/Zero, entretanto, Gen se afastou do projeto e quem acabou assumindo a composição da série foi Takayama Katsuhiko (Ga-rei Zero, MajiKoi e outros), outro destaque fica para a trilha sonora como Sawara Hiroyuki (Kill La Kill, Guilty Crown e outros), já deu para ver que na parte técnica o anime manda bem, mas será que isso é tudo?

Enredo

Slaine, o coitado do rolê.

Nós temos aqui uma história de realidade alternativa, durante os anos '70, enquanto o homem explorava a Lua, eles encontram um hyper gate alienígena que levava diretamente para Marte, ao chegar no planeta vermelho e iniciar a colonização de lá, são encontradas mais ruínas alienígenas e com elas mais tecnologias avançadas, então os colonos se declaram independentes e fundam o Império Vers, em solo marciano, que alguns anos depois declara guerra a humanidade terráquea, depois de destruírem a Lua no conflito um armísticio é declarado e a guerra se encerra... Entretanto, quinze anos depois, no ano de 2014, as chamas do passado parecem reascender e a paz momentânea começa a se extinguir...

Personagens
Da esquerda para direita, Slaine, Asseylum e Inaho.

Vamos falar aqui apenas dos três personagens principais em que a trama gira principalmente e nem preciso falar que rola um triangulo amoroso entre eles, né?
  • Kaizuka Inaho

Esse é o protagonista central da trama, e como todo bom protagonista de anime, ele é um adolescente do ensino médio do Japão e é o aluno mais inteligente da sua turma, ele é um órfã da guerra anterior e atualmente mora com a sua irmã. Talvez o ponto mais relevante é que Inaho tem uma personalidade muito estoica, não demonstrando nenhuma emoção e dotado de uma frieza lógica quase que inumano, sua apatia é tanto, que o personagem parece quase que irreal.

  • Slaine Troyard

Fazendo contra-ponto a Inaho, nós temos Slaine que é um terráqueo, mas que serve aos marcianos e está sob vassalagem ao um dos Cavaleiros Orbitais (a força militar de Vers), ao contrário de Inaho, ele tem dificuldade em controlar as suas emoções e é tímido, sendo que só se relaciona bem com a princesa Asseylum, o mais normal de todos os três personagens principais, apesar de ser considerado estúpido por muitos, isso só ajuda a torná-lo um personagem mais crível.

  • Asseylum Vers Allusia

A princesa do Império de Vers, ela é o perfeito esteriótipo do clichê da princesa, virginal, gentil e adorável, ela é amiga de Slaine e tem uma grande curiosidade quanto ao desconhecido planeta Terra, sua gentileza e benevolência trás uma incredibilidade para a personagem, mas é fácil passar através da suspensão de descrença do espectador, pois ela é basicamente um clichê já famoso.


Review

Inaho, o herói da história.
Aldnoah é uma série com altos e baixos, mas são mais baixos do que altos, primeiro vamos falar dos pontos positivos, a série tem uma excelente trilha sonora, como sempre Hiroyuki não decepciona e faz trilhas excelentes, principalmente nas cenas de ação onde eu sou um grande fã das suas faixas cantadas, mais uma vez ele ajuda a salvar uma série (Guilty Crown feelings). Outro ponto positivo é a premissa básica da série, eu não posso negar que sou um grande fã de histórias que abordam realidade alternativa, misture isso com ficção cientifica e conflitos políticos e tenho um prato cheio, entretanto, é isso que a série promete mas não acaba entregando e mesmo a série utilizando de clichês baratos para prender a atenção do espectador, todo final de episódio tem um gancho que prende a atenção do espectador para querer continuar acompanhando a série.... 

Vamos começar que apesar de Urobochi ter rascunhado a ideia original é sabido que muito pouco sobrou do que ele havia construído, nenhum dos personagens se manteve intacto e parece que apenas a premissa básica foi mantida da série, então já fica claro que a responsabilidade do desastre da série fica nas mãos de Aoki e Takayama, que são conhecidos por fazerem péssimas adaptações de produtos licenciados como Persona 3 e MajiKoi, mas o que há de tão ruim na história? Primeiro de tudo são os personagens, todos são extremamente estúpidos e que muitas vezes contradizem ao seu próprio build-up alguns vilões são tão idiotas que lembram personagens de Scooby Doo, entretanto mais estúpido que o personagens é o roteiro da série, que tenta ter uma premissa série, mas que acaba sendo mais fraco do que SWO, sendo pouco e muito mal explorado no momento que é utilizado e servindo de pano de fundo para os personagens demonstrarem mais a sua estupidez.

Ou seja, Aoki e Takayama pegaram uma premissa interessante e conseguiram destruir ela completamente com personagens horríveis e uma trama fraquíssima, eu tinha inicialmente grandes expectativas da série pela a sua premissa, mas conforme o passar dos episódios, só fui me frustrando cada vez mais com os personagens e o roteiro, culimando numa sincope de ira no fim do último episódio, esse mais recheado de falhas que os outros, entretanto, não está tão a baixo do que outros materiais que estão disponíveis para o consumo e agora com uma segunda temporada para Janeiro de 2015, eu ainda continuarei acompanhando a série, sem muita esperança, apenas para matar a curiosidade de como eles irão finalizar a trama, que no mínimo é polêmica.

Nota: Zero

Um comentário:

  1. Não tenho muita esperança nessa segunda temporada, acho que nem vou assistir, quando lançar acho que só vou olhar em alguns sites pra pegar alguns spoillers, saber como esta indo a historia, se estivar menos ruim (melhor não se aplica aqui) eu assisto.

    ResponderExcluir