domingo, 8 de fevereiro de 2015

Game Review - Psychic Force

Você conhece Psychic Force?


Para quem não está sabendo, Psychic Force foi um jogo lançado e publicado pela Taito e distribuído (pelo menos o primeiro jogo) pela Acclaim, lançado para Arcades japoneses, Playstation 1 e Dreamcast.

Teve 3 jogos e uma OVA que talvez apareça na 1001 animações para se ver antes de morrer onde darei mais detalhes sobre ela, mais aqui vamos nos focar no jogo, ok?

Ele surgiu durante o grande BOOM dos jogos de luta poligonais 3D e tinha tudo para ser um jogo genérico e que viria a passar em branco! Porém, para todos que deram uma oportunidade para o jogo descobriu que ele era BEM diferente dos demais jogos de luta 3D que existiam em sua época! E vamos falar delas conforme vamos indo de jogo para jogo!


História:

O primeiro jogo se chama Psychic Force ou Psychic Force 2010 (o jogo foi lançado em 1995 então 2010 era futuro pra eles), nesse jogo conhecíamos um japão levemente futurista, onde um pequeno grupo de pessoas foram abençoados com poderes especiais (psiquismo duh!), todas as pessoas com esse poder são chamadas de "Psychiccers" e podem usar elementos para lutar.

Alá X-Men, as pessoas normais tendem a temer os "Psychiccers" por seus poderes que tendem a tornar-los violentos, até o surgimento de uma organização misteriosa chamada NOA oferecendo aos mutant... digo Psychiccers um lugar ao lado deles. Comandada por um jovem inglês de nome Keith que deseja criar uma utopia para os psychiccers e eliminar qualquer um que fique no seu caminho... o que? Não olhe pra mim!

Um pequeno grupo independente surge chamado Anti-NOA que inclui Burn um americano e ex-amigo de Keith que deseja impedir os planos extremistas de criar um mundo apenas para Psychiccers.

Considerações:

É você deve ter percebido que ele tem uma ligações demais com X-men, mais bah, deixa isso quieto naquela época nós quase nunca dávamos bola pra história dos jogos de luta.

Jogabilidade:

Eeehhh.... para ser sincero, o primeiro jogo não é tão bom e pode ser um desafio encontra-lo! Pode acreditar! Eu tentei! MAIS o Psychic Force está um pouco menos caprichado que seu sucessor que é mais fácil de jogar e tem basicamente os mesmo personagens apenas uma história diferente, então vou ser bastante resumido nesse aqui!

Se na história ele foi algo meio copiado na jogabilidade pelo menos ele foi bastante original, você controla um personagem preso em um imenso cubo transparente que demarca a área onde vocês devem lutar, os personagens levitam e voam dentro desse cubo e podem lutar corpo a corpo e a distância usar seus ataques psíquicos.

A barreira tem uma função importante para uma estratégia de jogo, pois o personagem sofre dano quando é pressionado contra ela, personagem também pode ficar atordoado ao atingir a parede fazendo-o "perder altitude" nessa condição ele fica vulnerável para novos ataques.

Diferente da maioria dos jogos de luta, quando o tempo termina aqui e a luta não foi decidida, ao invés de dar empate o jogo vai para a "Morte Subita" onde quem atingir o primeiro golpe vence!

O personagens possuem uma barra de Psy que é consumida a cada golpe especial, após usar toda ela, o jogador é forçado a executar fracos ataques de projetil até a barra recarregar, que ocorre lentamente e sempre que consegue atingir o alvo com golpes corpo-a-corpo ou ao melhor estilo Dragon Ball Z, apertando 3 botões ao mesmo tempo e mantendo pressionados para uma recarga acelerada, que deixa o personagem vulnerável, mais recarrega o psy com grande velocidade.

A última coisa é a Barrier Guard e a Evasion Guard, manobras defensivas que consomem Psy, a Barrier bloqueia ataques tanto físicos quanto projeteis, mais consome sua psy muito rapido, o Evasion Guard serve para evitar se esmagado contra a parede!

O jogo inclui o clássico Modo Arcade e o Modo História, onde você escolhe um dos 8 personagens e enfrenta oponentes pré determinados e um boss especifico, na versão de console foram adicionados Cutscenes.

Extra:

Psychic Force ficou conhecido entre os que o jogaram por sua trilha sonora especialmente com relação a sua abertura e encerramento em ambos os jogos e sua animações em estilo anime que da a impressão de estar assistindo a abertura de um anime! Tão boas que vou deixar aqui pra vocês!

"Esses nos final não seriam Suzaku e Seiryuu seriam?"

Próximo!


Embora não tenha sido um sucesso comercial especialmente fora do japão, Psychic Force conseguiu uma boa quantidade de fãs no japão e com isso uma sequencia foi lançada inicialmente para Arcades e depois para Playstation e Dreamcast com o nome de Psychic Force 2 ou Psychic Force 2012.

História:

Os eventos desse jogo ocorrem 2 anos após os eventos de Psychi Force 2010 por isso 2012 duh, após os eventos do último jogo o mundo esteve em uma "relativa" paz por algum tempo até que Keith retorna novamente para erguer sua utopia com a Neo NOA, porém, um de seus antigos aliados Richard Wong que se separou de NOA criou seu próprio grupo chamada "Army" e com o objetivo de destruir Neo NOA e dominar o mundo. Com isso os independentes decidem ir atrás de ambas as facções para descobrir onde seus amigos e famílias desaparecidas estão.

Jogabilidade:

Fora incrementar e melhorar o que já havia sido feito no jogo anterior algumas poucas coisas mudaram tais como...


Cada personagem tem 100% de vida, 100% de Psy e 100% de Pow (power ou poder se preferir) ao inicio de cada luta, a barra abaixo do rosto do personagem, a parte verde consiste na vida do personagem e a roxa a psy, quanto mais dano você sofre mais psy você podia acumular para atacar usando golpes especiais, obviamente os golpes especiais consomem sua Psy e por isso era importante ter um bom controle sobre ela, mais não era necessário esperar o oponente lhe causar dano para aumentar sua Psy, com um comando (que eu esqueci qual era agora) você podia consumir parte de sua vida para aumentar seu Psy reduzindo sua vida, mais além disso esse comando também aumentava seu Pow, dessa forma seus ataques tanto físicos quanto de energia causavam mais dano!

Foi adicionado o comando Retreat Barrier, que recupera um personagem atordoado para evitar um segundo ataque consumindo 50% da Psy, esse comando não para um combo, apenas recupera o personagem para que ele possa se defender de um ataque enquanto normalmente estaria indefeso.

A versão de Playstation adicionou um novo modo ao jogo chamado Psy-Expand que permite escolher um personagem e torna-lo mais poderoso dentro desse modo de jogo, que também incluem desafios, como lutas diretamente no "Morte Subita" ou com oponente que começam com 250% de vida e 200 de Pow. E coisas do gênero!


Personagens:

Finalmente chegando aos personagens embora a versão de Arcade e Dreamcast de Psychic Force 2012 não tenha 3 personagens do antigo jogo, a versão de PS1 tinha, então vamos dar uma "juntada" no background deles e dar pra vocês tudo mastigado! Em jogos como esse o design e a personalidade dos personagens são de grande importância e com isso o carisma para que o jogo consiga se destacar melhor!


Burn Griffiths:

Vamos começar com o protagonista do primeiro jogo, Burn durante os eventos do primeiro jogo tinha 18 anos e por consequência 20 anos durante o segundo jogo, Burn é um norte americano com o poder de controlar o fogo, que busca seu velho amigo Keith para convence-lo de desistir de sua ambição de criar um mundo só para Psychiccers. Ele pertence ao grupo de Anti-NOA no primeiro jogo e fica sem grupo durante o segundo, quando desperta de sua prisão de gelo, novamente com o objetivo de parar tanto a Neo NOA quanto a Army.


Keith Evans:

O Magneto de Psychic Force é líder da NOA, como mencionado antes ele é um jovem inglês tem como objetivo criar um mundo apenas para os Psychiccers, ele é controlador do gelo. Ele tem 17 anos durante os eventos do primeiro jogo e por consequência 19 durante o segundo. Após os eventos do primeiro jogo e com sua "derrota" ele manteve seu antigo amigo Burn congelado por 2 anos e reformou a NOA agora com mais focado no bem estar de seus membros.


Emilio Michaelov:

É um jovem russo de 14 anos (16 em PF2) que tem a habilidade de controlar a luz, ele teme seus próprios poderes e por isso deseja acima de tudo paz e solidão, inicialmente faz parte da Anti-NOA pois seus objetivos podem causar problemas para todos. Durante o segundo jogo no entanto foi capturado pela "Army" e sofreu lavagem cerebral para servir a eles, mais isso acaba causando um problema muito maior.


Wendy Ryan:

Ela é uma jovem australiana de 15 (17 em PF2) anos com o poder de controlar os ventos, ela busca sua irmã a muito desaparecida e acredita que a NOA tenha a respostas para suas perguntas, durante o segundo jogo Wendy está buscando dessa vez por Emilio e Burn que desapareceram misteriosamente.


Sonia:

Ela é uma bioroid (basicamente um ciborgue orgânico um dia eu explico direito o que "Roid" significa especificamente na cultura japonesa!) que trabalha para a NOA, tem aspecto de uma jovem de 17 anos (19 em PF2) e tem poderes sobre a eletricidade. Ela serve a Keith com lealdade cega. Ela não tem um envolvimento verdadeiro durante os eventos do segundo jogo e aparece como personagem exclusiva para a versão de PS1.


Brad Kilsten:

Um alemão de 24 anos que sofre de um distúrbio de personalidade e controla a gravidade. Seu lado gentil costuma entrar em conflito constante com seu lado psicótico, ele trabalha para a NOA seja para matar a vontade ou para ser contido. Ele não aparece durante os evento de PF2. Especial ele usa lentes de contato vermelhas.


Richard Wong:

Chines nascido em Hong Kong tem 34 anos (36 em PF2) é membro da NOA e possui a habilidade de controlar o tempo. Ele age como conselheiro e estrategista de Keith, mais tem como objetivo elimina-lo e dominar o mundo. Durante o segundo jogo ele se separa da NOA e forma seu próprio grupo a Army, para continuar com seus objetivos obscuros e métodos cruéis.


Rokudo Genma:

Genma é o único humano em Psychic Force que na realidade não é um Psychiccer de qualquer forma, ele é um japonês de 53 anos (55 no PF2), um monge que usa magia shinto para lutar, ele acredita que os poderes psíquicos são uma faca de dois gumes e decidiu que vai matar a todos os psychiccer.


Gates Oltsman:

É um ciborgue estados unidense de 37 anos (39 em PF2?), militar que sobreviveu a um intenso ataque de um psychiccer que tomou a vida de sua mulher e filha. Renascido como ciborgue ele busca vingança contra todos os psychiccers. Durante o segundo jogo ele é reprogramado por Keith para servir a Neo NOA fazendo com que ele comece uma luta por controlar a si mesmo novamente.

[Agora os novatos do segundo jogo!]


Might:

Novo protagonista ele é um jovem 16 anos psychiccer com a habilidade de controlar relâmpagos, ele é um caçador de Psychiccers e gosta de caçar e matar outros Psychiccers, ele começa a se questionar o porque decidiu fazer isso. Sua origem é desconhecida.


Patricia "Patty" Myers:

É uma jovem psychiccer de 15 anos, amiga intima de Might, que fica de olho nele e tenta evitar que ele se enfie em problemas. Ela controla os tom (musica ou som se preferir). A parte de sua preocupação com Might, ela tem como objetivo pessoal encontrar sua mãe desaparecida.


Carlo Belfrond:

É um jovem (24 anos) cavalheiro bem vestido, intelectual que controla água. Ele serve a Keith como seu novo subordinado junto a sua irmã mais nova. Ele compartilha com Keith a ideia de uma utopia para os Psychiccers. E substituiu Richard como estrategista e conselheiro.


Regina Belfrond:

Irmã mais nova de Carlo (22 anos) e manipuladora de fogo, ela como seu irmão segue os ideias de Keith para uma utopia, mais acima de tudo segue a seu irmão que idolatra e ama acima de tudo.


Gudeath:

Esse psychiccer brutal de 33 anos, controla a gravidade e se juntou a Army, por odiar os fracos em especial os membros da Neo NOA, ele fica feliz em eliminar qualquer um que seja fraco ou seja mandando matar.


Setsuna:

Um psychiccer de sangue frio com 27 anos que controla a escuridão. Enquanto ele trabalha para a Army por simples diversão ele planeja assassinar Wong para tomar controle da organização.


Genshin Kenjoh:

Um monge japonês de 82 anos que usa magia Shinto como Genma do jogo anterior mais não são o mesmo personagem! Ele acredita que todos os Psychiccer são malignos e por isso planeja destrui-los enquanto busca uma jovem sacerdotisa shinto que aparentemente foi capturada por Wong que deseja descobrir mais sobre os poderes dos monge shinto acreditando que seja uma forma de Psychiccer.

E ainda não acabei.

Foi lançado para PS2 uma coleção dos jogos chamado Psychic Force Complete, que trazia os jogos com algumas pinceladas extras. E não acaba ai além dele também teve como último lançamento original o Psychic Force Puzzle Taisen.


Lançado para PS1 não era um jogo de luta 3D como os anteriores e sim um jogo de Puzzle Bubbles como "Bust-a-Move/ Puzzle Bubbles" e outros mais modernos pra celular, com os personagens de Psychic Force.


O jogo não tinha qualquer novidade ou mudança relevante com relação aos outros jogos do genero e não acrescentava nada a história!

Valendo apenas se mencionado aqui mesmo...



Finalizando...

A série Psychic Force criou excelentes jogos e apesar de até hoje ser um tanto obscuro, ele tornou-se um jogo que todos que o jogaram se lembram, por seus personagens diversos, sua jogabilidade e por lembrar a beça X-men.

Se conseguir um desses eu aconselho jogar é divertido e pode ser bastante desafiador pois existem poucos jogos com jogabilidade como a dele e por levar algum tempo para se acostumar a ficar girando pela tela, controlar altura e ângulos ao mesmo tempo.

Então é isso, vejo vocês em breve e see yah!


Nenhum comentário:

Postar um comentário