terça-feira, 7 de abril de 2015

Console Wars!

Eu apoio a Guerra dos Consoles! E isso pode parecer estranho pra alguém que vive dizendo para respeitar as opiniões alheias e o gosto dos outros, mais nesse caso é um pouco diferente, então fica confortável, coloque seus óculos de leitura que eu explico o porque!

"Percebi que vocês entram mais quando coloco personagens sexy na frente!"

A console Wars pode parecer algo novo para vocês jovens gafanhoto, mais a verdade que ela começou a MUITO tempo no japão! Embora nos estados unidos tivéssemos o Atari, ela era "praticamente a única plataforma" de verdade que existia nessa terra. Fora é claro os Arcades ou fliperamas que vinham principalmente do japão mesmo!

Podemos dizer que a guerra começou quando a Nintendo começou a expandir seu território do Japão para o resto do mundo, mais na verdade o Atari já estava praticamente morto quando isso ocorreu!

Alguns podem considerar que a Console Wars começou quando a Sega decidiu fazer frente a Nintendo dentro do japão, mais isso também não seria certo dizer, pois o contrato da Nintendo que impedia que companhias como a Capcom, Konami e outros fizessem jogos para qualquer outro console, então por muito tempo a Sega não fez frente a Nintendo em si, mais a todas a companhias de jogos ao mesmo tempo por assim dizer...

A verdadeira Guerra Começou quando outra companhia entrou na jogada, lançando a geração 16 Bits, essa era o PC-Enginer que ficou praticamente só no japão! Quando ela surgiu trazendo jogos de 16 bits enquanto a Sega e a Nintendo estavam ainda nos 8 Bits as companhias tiveram a chance de libertar-se da Nintendo!

Pois o contrato dizia que se a companhia fizesse jogos para outra plataforma se não fosse a nintendo, ela não poderia mais desenvolver jogos para ela! Quando a Sega saiu a principio, ela ainda era muito tímida mesmo no japão e levou muito tempo até ela começar a ter algum espaço dentro do japão, de fato alguns acreditam que a Sega só foi reconhecida de verdade no japão durante a geração 16 bits!

Quando o PC-Enginer saiu no entanto, abriu-se um leque maior de possibilidades de negócios para as companhias que apenas desenvolviam jogos como Namco, Capcom e etc. Então se a Nintendo não quisesse mais publicar jogos dessas companhias por ela ter lançado jogos para a Sega ou a PC-Enginer ela quem perderia o apoio das produtoras, pois elas teriam mais plataformas para lançar seus jogos!


Dai que realmente a guerra começou! A partir da geração 16 bits, a Sega bateu de frente com a Nintendo e não ficou apenas em suas sombras, embora a preferencia fosse diferente para diferentes locais do mundo, verdade seja dita as duas companhias ficaram em pé de igualdade por muitos anos!

E nós ganhamos muito com a rivalidade entre as duas companhias, cada uma lançou jogos realmente impressionantes e incríveis em suas gerações, e por mais que você tenha sua preferencia é impossível você dizer que não gostava de um jogo ou outro da companhia rival!

Muitos surgiram durante a batalha entre Sega e Nintendo, mais quase nenhum realmente fez frente a nenhuma das duas até o surgimento do Playstation! Esse console da Sony criado devido a quebra de contrato entre ela e a Nintendo, chegou detonando as duas.

Por um tempo a nintendo ficou de fora da rivalidade e por mais que muitos gostem e amem o Nintendo 64 até hoje, é difícil dizer que o 64 realmente fez sucesso em nível comercial! A maioria dos jogos que ele recebeu foram exclusivos da própria nintendo e das produtoras da mesma como a Gamefreak e a Rareware. Enquanto a Sony e a Sega tinham começado a rivalizar uma com a outra durante a geração 32 bits! A Sega no entanto começou a perder terreno na metade da corrida do 64 bits para a Sony.

E após os 64 bits, a Sega deixa a produção de consoles e concentra-se apenas na produção de jogos! Inicialmente ela lançou jogos principalmente para a Sony, lançando para ela não apenas jogos de seu mascote Sonic, como versões atualizadas de seus antigos jogos, como Shinobi, mais isso é outra história.

Logo a Microsoft percebeu a ausência da Sega no mercado e tomou seu lugar passando a rivalizar com a Sony, pelo publico que a Nintendo não conseguia com seus consoles, que era principalmente o publico jovem e mais hardcores dos video games!


Atualmente a guerra dos consoles tem nome, arte e discussões por todas as partes e novamente eu repito, eu sou a favor dela!

Uma coisa que percebi quando a Sega saiu do mercado de consoles era que tanto a Sony quanto a Nintendo, começaram a ficar mais restritivas, não saco? Eu explico pra ver se vocês entendem melhor.

Como sabemos é normal a nintendo não mexer em time que está vencendo e com isso jogos são bastante parecidos um com o outro, com isso os jogos só comeram a mudar realmente quando os cenários 3D ou o controle mudaram. A Sony por sua vez se apoiou demais nos jogos alá Devil May Cry e God of War por muito tempo, embora também tivesse muitos rpgs, mais estavam ficando bastante genéricos.

Não eu não estou ofendendo nenhuma delas estou criticando mesmo!

Não que o XBox tenha sido diferente, ele jogou todas as moedas dela em FPS e isso me fez passar longe dele pra dizer a verdade, eu mesmo pensava que ele era um console dedicado a jogos de tiro em primeira pessoa, que são os jogos que eu tenho mais problemas. Eu simplesmente nunca gostei deles mais isso também é outra história!

Atualmente os consoles mal conseguem ter exclusivos de verdade, embora a Nintendo ainda tenha seus originais, não é como se não existisse comparáveis em outros consoles! Exceto talvez pelo Smash Bros. Os exclusivos da Sony e da Microsoft não possuem grande diferenças dos grandes jogos que estão em ambas!

E então você me pergunta, porque então incentivar uma guerra entre os consoles se existe tão pouca diferença?

Ai que está o ponto, vamos voltar a época de ouro da Nintendo a geração 8 Bits! Imagine que a Nintendo que já restringia as empresas que eram suas produtoras a fazerem jogos apenas para ela e processava qualquer uma que fazia algo parecida com seus produtos, agora imagine esse ambiente agora, sem a Sony ou a Microsoft!


Se um dos 3 consoles atuais morrer e ninguém tomar seu lugar estejam certos que a rival terá maior autonomia e poderá impor seus interesses sobre os jogadores e esteja certo, quem vai se dar mal é agente mesmo!

Lembram quando a Microsoft estava impedindo de revender ou emprestar jogos? Imagine que não existisse a Sony? Você não teria uma concorrente de verdade pra escapar e a Microsoft saberia disso! Com o Nintendo usando um console que não era adequado para jogos mais Hardcore, você ia ficar a merce da Microsoft para jogar os jogos novos de sua produtora favorita! Você vai querer isso? É claro que não!!!

Então sim eu apoio a guerra dos consoles, por mais que eu mesmo não faça parte dela, tenho meus motivos para comprar console X ou console Y! E não vai ser os fanboys da internet que vão mudar minha cabeça e não devem deixar que ele mude a de vocês! Ainda sim é uma boa ideia deixar essa guerra rolar, pois, enquanto os consoles estiverem sendo bem vendidos, não iremos ficar a merce de nenhuma companhia e isso nós da a vantagem!

Foi isso por hoje, nós vemos novamente em breve, se não concorda comigo, deixe ai nos comentário, juro que leio com cuidado e não zombo de ninguém! Então é isso, See Yah!

Nenhum comentário:

Postar um comentário