sábado, 15 de agosto de 2015

Dark Souls vs Ocarina of Time

Calma lá, calma lá... isso aqui não é para discutir quem é melhor que quem não!

Essa postagem é uma percepção que tive com relação aos dois jogos e gostaria de compartilhar essa visão com vocês! Vamos com calma e com bastante cuidado pra ninguém se exaltar, ok?

"Quem é você o herói da lenda? ou O Morto-Vivo Escolhido?"

Vamos começar! Se eu disse-se que Dark Souls um dos jogos mais Hardcores das últimas gerações tem muitos aspectos em comum com o ilustre, The Legend of Zelda Ocarine of Time, o que você diria?

Que você esqueceu que Demon's Souls veio primeiro.

O caso não é bem esse... mais fora isso..

Que você esta falando besteira!

Então me segue aqui e me diga quais desses elementos de Zelda Ocarine of Time você consegue encontrar em Dark Souls!


Numero 1 - Um Mundo semi-aberto para ser explorado!

Tanto em Dark Souls quanto em Ocarine of Time, temos um mundo semi-aberto para ser explorado como quisermos.

Como assim semi-aberto?




Embora o jogo nós ofereça a ilusão que podemos ir para onde quisermos quando quisermos a verdade é que ambos os jogos não permitem isso tão facilmente. Em Ocarine of Time, muitos locais estão fechados ou fora de seu acesso até que a história do jogo lhe de um motivo para ir até lá, como ocorre na Montanha dos Goron, nos Domínios dos Zoras e etc, você não pode entrar nesses lugares até que a história do jogo diga que você pode ir até eles! Isso torna a experiência da exploração menos livre, porém, da maior intensidade dramática a descoberta.



Em Dark Souls a exploração segue uma ideia similar, embora você tenha mais liberdade de escolher quais "chefes" do jogo você vai enfrentar em que ordem, diferente de Ocarina of Time, aqui você também é restrito a explorar o mundo devido a história do jogo, você não pode chegar a Izalith, Anor Londo e outros antes do jogo dizer que você pode ir. Outra diferença são os inimigos que vivem em cada área, como Dark Souls é um jogo progressivo cujo seu Avatar e a dificuldade do jogo vão progredindo do inicio ao fim, para jogadores menos experientes é impossível enfrentar inimigos comuns de certas áreas por não saber como lutar com eles.

Numero 2 - Busca de Tesouros

Existe diferenças aqui! Mais em essência esse elemento é de extrema importância para ambos os jogos.


A busca por tesouros durante a sua viagem funciona de forma distinta para ambos os jogos, enquanto os tesouros de masmorras são praticamente obrigatório para Link concluir as masmorras. O mundo tem muitos tesouros escondidos que podem tornar o jogo mais fácil, muitos deles realmente exigem explorar o cenário com uma atenção séria.


Dark Souls não possui uma necessidade tão grande de explorar meticulosamente as masmorras a fim de encontrar tesouros, mais é uma pratica aconselhável, uma vez que os itens incluem geralmente artigos que auxiliam seu desenvolvimento em batalha, armaduras e armas melhores ou mesmo que tem características que podem ajuda-lo a passar em uma determinada área do jogo.

Numero 3 - Lock On! Fight!

Curiosamente embora raramente notado, Dark Souls e Ocarina possui um conceito de batalha em nível básico muito parecido, especialmente para aqueles que experimentam o jogo pela primeira vez.

Como ocorre em Ocarina of Time, trave a mira em seu oponente e concentre-se na luta! Embora as diferentes armas de Dark Souls e inimigos façam que qualquer outro elemento de combate entre os jogos suma esse elemento básico é inegavelmente similar.

Number 4 - Avance em direção ao desconhecido e um destino incerto! Pois tu é o escolhido!

Outro elemento em comum em ambos os jogos embora em Dark Souls isso seja levado pouco em conta. É o fato que seu avatar ou no caso de ocarina Link. É o escolhido por uma lenda a concluir um destino grandioso!


Assim que iniciamos realmente nossa jornada em Ocarine of Time, já percebemos que estamos dando um grande passo além de nossas limitações casuais do dia a dia. Estamos indo enfrentar monstros que pessoas comuns não tem a mínima esperança de enfrentar.  Assim chegamos a presença de Gohma a aranha parasita, um monstro que certamente poderia causar um caos sem fim na vida dos pobres Kokiris, após a morte de Deku Tree e após vence-lo, somos enviado em uma jornada com um destino incerto. Você só sabe que tem que encontrar Zelda, mais isso não significa que você ela vai salvar o mundo ou algo assim...


O mesmo ocorre em Dark Souls, quando iniciamos o jogo, temos pouco a explorar e um grande inimigo a enfrentar. Após derrotar esse inimigo temos um mundo a explorar e um destino incerto. Os elementos básicos são os mesmos. Você vai tocar os dois sinos e o destino do morto-vivo escolhido será revelado, mais isso não significa que a maldição acabará ali...

Number 5 - Side Quests

Além da história do jogo, existem em ambos os jogos diversas side quest que fornecem benefícios para seu personagem de um jeito ou de outro.


Coletar mascaras de aranhas de ouro a fim de livrar uma família que foi amaldiçoada a tornar-se aranhas com restos anormais humanos...


Ou buscar por Humanidade para salvar uma mulher transformada em uma grotesca aranha...

Aranhas são criaturas comuns em jogos de fantasia medieval eu acho... de qualquer forma... ambos os jogos tem side quests que não necessariamente vão ajudar no desenvolvimento da história principal, mais que podem facilitar seu jogo.


Ok, ok, ok.... o jogo tem algumas semelhanças sim. Qual é seu ponto?


Não digo que a série Soul foi inspirado em Ocarine of Time, mais muitos de seus elementos foram de certa forma emprestados direta ou indiretamente.

Porém, o que torna realmente os jogos tão distintos ao ponto que quase ninguem se quer se da o trabalho de compara-los como fiz? Bem, tirando os elementos que não podem ser conectados entre eles por simples diferenças de tempo como "jogar online" e outros os principais elementos foram esses...

Number 1 - O método de narrativa!


Zelda possui uma narrativa similar a um livro, os eventos são consecutivos e praticamente narrados para você. Exige muita conversação com múltiplos npcs que lhe explicam porque fazer aquilo ou aquilo outro. Porque o mundo é desse jeito, quais são suas lendas e suas crenças, tudo isso é devidamente explicado... durante as sequencias de história do jogo. Isso não é particularmente ruim, mais isso é bastante frustrante após você já ter zerado o jogo uma vez não?

Existe muitos momentos que o jogo para para dar incontáveis explicações, em particular a parte em que encontramos a Zelda pela primeira vez... mesmo durante minha primeira vez jogando Ocarine of Time, eu não fiz nada exceto apertar A o tempo todo para a história passar de uma vez. Novamente não é algo ruim! Explicar esses eventos é importante... mais poderiam ter deixado isso como opcional.


Dark Souls por sua vez possui uma narrativa completamente vaga. Poucos npcs realmente lhe contam algo relevante sobre a história do jogo, como porque a cidade dos Deuses está vazia... ou porque a Igreja dos Mortos-Vivos tem uma prisão escondida. Se o jogador quiser descobrir mais sobre o cenário, ele vai ter que buscar, procurar e observar com cuidado cada item que ele encontrou e conectar os pontos para poder descobrir do que se trata. Dando uma sensação muito maior de descoberta e exploração, pois uma vez que você termina sua exploração o que o interessa passa a ser o que você não viu enquanto estava lá. Esse método de narrativa fez bastante sucesso e fez com que muitos youtuber abrissem canais exclusivos para a analise e especulações de lendas e rumores sobre o jogo que deu ainda mais popularidade a série.

Numero 2 - Puzzles e Cavalgar!


Em Zelda existe um elemento que é o favorito de muitas pessoas que não existe em nenhum jogo até agora da série Souls que é Epona!

Cavalgar Epona em Ocarine of Time era tão divertido, que muitos ficavam jogando seu tempo fora correndo com ela por ai que fazendo alguma coisa de verdade... eu era um desses. A ausência de cavalos em Dark Souls na verdade é bastante plausível, não existe grandes terrenos abertos em Dark Souls como existe em Ocarine of Time, Lordran é um terreno montanhoso inadequado para equinos e restringir esse sistema a um local restrito deixaria a adição dessa mecânica um desperdício de esforço e tempo.

Outro elemento são os Puzzle ou os quebra cabeças que ... eu duvido que alguém realmente goste nesse jogo da série. Derrotar inimigos numa sala, organizar caixas para poder subir em lugares, procurar por olhos ou cristais pelas paredes e tetos... eu não vou dizer mais nada.

Number 3 - Você não está sozinho!


Se Ocarine of Time possui Epona, Dark Souls possui Solaire. Sua única companhia em todo o jogo de verdade de Ocarine of Time é Navi.... e todos sabemos como a maioria das pessoas se sente com relação a ela...

(Olhando referencia a isso na internet)

... ok... por outro lado mesmo que esteja jogando Dark Souls Offline, existem personagens pelo jogo que lhe fazem companhia e esses personagem tem traços que fazem você se interessar por eles, pelo bem estar deles ou mesmo querer matar ele de dão puto que você fica com eles. Enquanto a maioria dos personagens secundário de Zelda são... personagens secundários que não ajudam em momento algum exceto por te dar itens ou te atrapalhar sendo completamente inútil... como a Ruto. Dark Souls possui diversos personagens que o ajudaram e atrapalharam (não sendo imprestáveis). Após jogar Dark Souls você provavelmente vai lembrar de seus poucos npcs por um bom tempo em Zelda, se você lembrar o nome de TODOS os Sages já é muito.

Acredite eu fiz o teste com um amigo... ele não lembrava nem o nome do Rei dos Gorons.... e você lembra? Vamos ele apareceu no novo jogo!

_________________________


Terminamos?

É quase!

Vejam os dois jogos são ótimos em todos os sentidos, tem que ser muito critico ou fresco pra querer apontar erros sérios em qualquer um dos jogos.

Os jogos foram desenvolvidos com foco em jogadores distintos, Zelda como a maioria dos jogos produzido pela Nintendo (eu sei que a Rare existia na Nintendo eu sofri com Battletoad) foi feito para qualquer indivíduo com um cérebro e capacidade motora ser capaz de terminar o jogo. Enquanto Dark Souls foi criado pra ser difícil pra porra e apenas jogadores mais determinado conseguirem termina-lo.

De fato os jogos são diferentes, mais tem suas similaridades... agora vamos sonhar por um instante.

Imaginem um Zelda com a jogabilidade de combate de Dark Souls? Ou um jogo da série Souls onde você pode sair em seu cavalo e explorar longos campos abertos?

Talvez juntar esses jogos seja o inicio de um jogo e tanto não? Fica a ideia ai!


Ou com Okami... todos mundo ama a Amaterasu!!!

E como sempre See Yah!


Nenhum comentário:

Postar um comentário