quarta-feira, 6 de janeiro de 2016

Retrospectiva Animística 2015 - Melhores Filmes do Ano


NADA FICARÁ EM NOSSO CAMINHO! Só que não! Sim, ainda não chegamos ao momento de melhor anime de ano, mas chegamos ao esperado filme! Lembrando que não estamos falando de Despertar da Força aqui e sim as animações que foram aos cinemas japonesas, lembrando que no circuíto de arte tem ótimas animações, mas iremos focar no mainstream que é onde todo mundo importa! Lembrando que estão aqui as séries que foram possíveis de ser vistas em 2015, já que muitos filmes ficaram restritos somente ao Japão em 2014 e só puderam ser vistos esse ano aqui!

5º Posição - Mobile Suite Gundam: The Origin




Abrindo a nossas retrospectiva temos o clássico do clássico! Gundam! Gundam é de longe um dos animes mais importantes da indústria e isso é inquestionável, entretanto, nós não tivemos contato com a série original e muitas vezes perdemos as referências e como as outras temporadas subsequentes fazem rimas narrativas com a primeira série de todas, por isso temos aqui Gundam: The Origin! Ele trás uma excelente introdução aos novos fãs da série ao universo do primeiro arco de Gundam, mas também é recheado de novidades para os fãs da série, pois os fatos ocorridos são contatos por outra perspectiva! Então por ser um filme que agrada tanto aos novos quanto aos antigos fãs que Gundam: The Origin abre o nossa retrospectiva!


4º Posição - Code Geass: Boukoku no Akito #4 - Nikushimi no Kioku Kara




Code Geass: Boukoku no Akito é a uma série de filmes baseada no anime de 2006 da Sunrise (Olha a dobradinha), esse spin-off da série original se passa durante a primeira e segunda temporada e retrata os eventos da guerra da Britania contra a Europa, um fato que é apenas citado na série original e que já sabemos o resultado desse conflito, mas isso não importa! Boukoku no Akito é o meu tipo favorito de spin-off vemos uma série com pouca ligação com os fatos ocorridos na série original, e é mais uma outra história em um universo já conhecido e serve de confirmação que Code Geass não se tornou uma das melhores séries animadas para tv mais marcante somente pelos seus personagens, mas também pelo seu excelente universo que renderá cinco filmes! O quarto capítulo é onde as coisas realmente começam a pegar fogo (literalmente) e temos as preparações para o termino da série que irá se encerrar no quinto episódio! Por reviver uma das melhores séries do tempo e manter o nível que Boukoku no Akito está na nossa quarta posição!

3º Posição -  K – Missing Kings –



K – Missing Kings – é a sequência para a animação de TV conhecida apenas como "K" que foi ao ar em 2012 pelo estúdio GoHands, um projeto original, raridade hoje em dia e que se tornou muito popular, principalmente pela animação muito cool que o estúdio de animação e pelos belos design de personagens, particularmente acredito que K tem o sucesso em seu visual do que a sua história, que acaba sendo algo secundário, talvez tão secundário que eles arriscaram e de forma inusitada se destacaram, já que a sequência direta da série da TV foi uma adaptação em filme! Algo bem incomum no meio, ainda mais sem recapitulações e sabendo que esse filme seria o elo de ligação entre as duas temporadas do anime! E por sair fora da caixa e ser um deleite visual que K - Missing Kings - está no nosso terceiro lugar!


2º Posição - Psycho-Pass


Psycho-Pass, o filme, é a verdadeira sequência da animação de 22 episódios pelo estúdio Production I.G., aqui usamos a palavra verdadeira porque o filme também é a sequência da primeira temporada e assim como K também, ele acontece antes da segunda temporada, mas aqui não temos um elo de ligação entre as histórias, na verdade você pode ver o filme sem sequer saber que existe uma sequência dele, até porque a série Psycho-Pass é um roteiro original de um dos deuses da escrita japonesa, Urobuchi Gen que foi exaltado incontáveis vezes no nosso blog, tanto a primeira temporada quanto o filme foram roteirizados por ele, o que não acontece na segunda temporada! Mas nada disso importo, de longe Psycho-Pass é uma das melhores obras serializadas para TV, o típico anime para você recomendar para seu amigo que não gosta dos clichês do nicho e o filme também carrega a bandeira da primeira temporada mantendo a sua excelência e por isso está aqui no nossa segunda posição! 


1º Posição - Persona 3 The Movie #2 – Midsummer Knight’s Dream –



Persona 3 The Movie #2 – Midsummer Knight’s Dream – é a segunda parte da adaptação em quatro filmes do jogo para Playstation 2, Persona 3 que foi lançado em 2006, depois de quase 10 que teremos a conclusão da adaptação dessa série em formato de animação! Persona 3 foi um dos sleeper hits do PS2 e que ajudou a série se tornar o monstro que é hoje e até engolindo a sua série mãe, Shin Megami Tensei, além disso o jogo teve uma imensa popularidade no Japão e Persona virou um RPG com força que até Final Fantasy teme! E aí está a questão, Persona 4 já teve todas as adaptações possíveis e não demorou muito para isso... Por que Persona 3 foi deixado esquecido? Persona 3 era conhecido como impossível de se adaptar, porque um dos fios condutores na trama era baseado no seu papel como protagonista mudo e isso não poderia ser mudado, mesmo assim a adaptação cinematográfica arriscou e sendo o mais fiel possível conseguiu alcançar a excelência, infelizmente a trama e as suas reviravoltas foram comprometidas, mas isso não importa, Persona 3 mostra que apesar de ser considerado inadaptável se tornar uma excelente animação e por isso ela está no nosso primeiro lugar!




O que achou? Chegamos "aos melhores" apesar de não serem as melhores adaptação em formato serial para TV, que é o padrão, tivemos os nossos longos que foram para as telonas! Concordam ou discordam da lista? E aguardem que antes do Episódio VIII chegaremos ao fim da nossa série!

Nenhum comentário:

Postar um comentário