segunda-feira, 29 de fevereiro de 2016

Review - Fate/ Grand Order

Hoje vamos fazer a review rápida de um joguinho de Celular... mais que provavelmente metade ou mais do publico joga nos Emuladores de computador... ou jogava.

Hoje vamos falar de Fate/ Grand Order. Uma pequena febre entre os fãs da type-moon e aficionados em jogos de coleção.

---------------



Basico:

Fate/ Grand Order ou simplesmente Fate/Go ou ainda mais encurtado FGO. É um jogo do gênero de rpg e coleção.

Como assim coleção?

O principal charme do jogo é colecionar os diferentes personagens da série Fate que se encontra no jogo! Personagens já conhecidos como Arthuria, Lancelot e Medea. Personagens bem populares pela animação assim como personagens que ainda estão em outras mídias como Siegfried, Francis Drake, Arash e Cu Chulain versão Proto-Type personagens que estão mais restritos ao mangas, jogos e light novels. Além, de é claro vários novos personagens para atrair vosso interesse.

Além dos servos temos também as cartas chamadas de Essências, que são basicamente equipamentos para fortalecer seu servo além de conferir alguma habilidade especial. Cada essência vem com uma imagem que remete ao universo de Fate "em sua grande maioria".

Tornando assim mais diversa a coleção e mais difícil de ter tudo.

-------------

Enredo:

Uma das partes mais difíceis de lidar com esse jogo é o fato dele ser exclusivamente japonês. Então você deve jogar o jogo TODINHO em na "Escrita da Lua" se é que vocês me entendem.

O que se passa no jogo não é muito difícil de entender a inicio:

Você faz parte de um grupo chamada de Chaldea Security Organization, um grupo dedicado a evitar a destruição da humanidade e prolongar sua existência. Usando todos os meios possíveis sejam eles mágicos ou mundanos. Eles calculam que o inicio da destruição que ocorrerá em 2016 (é nosso ano mesmo) teve inicio na Cidade de Fuyuki em 2004 e planejam mandar pessoas para esse período do tempo para neutralizar a anomalia, durante o inicio do jogo no entanto as coisas não dão muito certo e apenas você e duas outras garotas (e o Pet obrigatório) parecem sobreviver a um terrível incidente e acabam no meio da Cidade de Fuyuki em chamas.

-------------

Mecânicas:

O jogo tem um sistema particular de combate. Que vamos falar bem superficialmente aqui.



Você precisa formar um time contendo entre 1 e 5 servos. Você também poderá escolher o servo de um desconhecido ou de um amigo para auxilia-lo na luta. Você vai controlar 3 servos por vez, quando um servo é derrotado tem sua vida reduzida a 0, ele desaparece e o próximo na fila toma seu lugar. Se você não tiver mais servos é fim de batalha e você perdeu a luta.

Cada servo é equipado com 3 tipos de ataque, Burst vermelho causa mais dano, Arts azul que aumenta sua barra de Fantasma Nobre (falamos disso em breve) e Quick verde que confere estrelas de critico (falamos disso depois tb). Cada servo possui exatamente 5 cartas variando entre os 3 tipos citados a cima.

Durante seu turno você recebe 5 cartas de ação onde o qual você deve escolher 3 delas para realizar. As cartas de seus servos são misturadas e entregues aleatoriamente.

Durante a batalha você possui uma barra de Fantasma Nobre (NP) que aumenta sempre que você realiza um ataque (exceto o Burst normalmente) e quando recebe dano. Ao atingir 100% da barra seu servo pode realizar seu fantasma nobre geralmente um ataque muito poderoso ou alguma habilidade que fornece suporte em combate.

As estrelas de critico são derrubadas por inimigos geralmente quando são atingidos por ação Quick, as estrelas dão uma porcentagem de acerto critico para o próximo turno e como é comum em qualquer RPG ataques críticos causam MUITO mais dano que o golpe normal.

Nesse ponto você deve estar um pouco desapontado porque o sistema é parcialmente bastante simples de entender e fácil de pegar o jeito. Porém, o jogo utiliza o velho sistema do Pedra, Papel e Tesoura. Utilizando as classes como tema para essa vantagem e desvantagem.

Um exemplo rápido: membros da Classe Saber são eficientes contra membros da Classe Lancer causando mais dano contra eles e sofrendo menos dano. Porém, são fracos contra os membros da Classe Archer sofrendo mais dano deles e causando menos dano. Entender e lembrar desse pequeno circulo de destruição é um dos primeiros passos para conseguir ser bem sucedido em suas lutas.


o circulo demonstra a ideia base:

Saber>Lancer>Archer>Saber
Rider>Caster>Assassin>Rider

os coringas do jogo são as classes Berserker, Shielder e Ruler.
Berserker causa dano extra em todas as classes mais são vulneráveis a todas as classes também.

Shielder é neutra a tudo incluindo ao Berserker, sendo a única classe que sofre dano neutro deles e causa dano neutro também.

Ruler por sua vez é resistente ao ataque de todas as classes com exceção dos Berserkers, causando dano extra e sofrendo dano extra como qualquer classe normal, obviamente são neutros a classe Shielder.

Para ajuda-lo a ter mais controle em combate, você tem acesso a dois mecanismos curiosos. O primeiro é o Mystic Code um uniforme que confere 3 habilidades especiais (bem parecido como o que ocorria em Fate/Extra onde roupas diferentes conferiam habilidades para o mestre usar a favor de seu servo) existem atualmente 5 roupas cada uma com um grupo de habilidades distintas.

O segundo são os selos de comando, o selo de comando tem duas funções principais a primeira é consumir uma única marca para encher o fantasma nobre de seu servo imediatamente, permitindo a ele executar seu fantasma nobre a outra é consumir 3 selos de comando de uma única vez para reviver todo o seu time com fantasma nobre cheio. Os selos de comando voltam na progressão de 1 por dia e saber manuseá-los é importante!

Se estiver sem selos de comando a preste a perder uma batalha você ainda pode consumir um Saint Quartz para reviver seu time... o que é o Saint Quartz... isso nos leva a próxima parte.

---------

Coleção:

Como dito antes esse é um jogo de coleção e portanto você precisa ir ao pouco coletando materiais para fazer invocações de servos e essências. Existem dois tipos principais de invocações:


A primeira e a que você vai mais usar é a FriendPoint Summon, essa é a invocação meia boca do jogo que você faz ao acumular os FP (FriendPoints) você adquire esses pontos sempre que invoca um servo de um amigo ou de um desconhecido para auxilia-lo da batalha, 10 para um servo de um desconhecido e 25 para um servo de um amigo. Acumulando pontos o bastante você pode realizar uma invocação que pode conferir cartas de 1 a 3 estrelas. As estrelas são a Raridade das cartas e é importante salientar que você não conseguirá cartas acima de 3 estrelas nessa invocação que é comumente chamado por jogadores de Gacha em homenagem ao brinquedos Gacha Gacha (você sabe aquelas coisas de plástico e vidro, cheios de bolinhas que você coloca a moeda, gira a alavanca e ele derruba uma bolinha que pode fornecer um bonequinho ou outra bobagem.). A Friend Point confere Servos, Essências e Cartas de Exp. mais tarde falo sobre elas.


A segunda forma de invocação requer o uso de Saint Quartz, as estrelas prismáticas na imagem. Diferente dos FP que você adquire naturalmente enquanto joga, os Saint Quartz não são adquiridos tão facilmente, existe um punhado de quartz pré-definidos para serem adquiridos ao longo do modo história, você também costuma ganhar quartz por entrar no jogo todos os dias, mais saber guarda-los e usa-los sabiamente é de extrema importância.

Essa invocação confere Servos e Essências de 3 a 5 estrelas. Realizar uma invocação de 10 (consumindo 40 Saint Quartz)  garante ao menos 1 servo e uma carta de 4 estrelas. Além de utilizar quartz para realizar essa invocação as vezes você pode utilizar Golden Tickets itens que confere uma invocação, mais não é possível usar múltiplos tickets ao mesmo tempo, eles devem ser usados um de cada vez.

Ocasionalmente ocorrem Gachas Especiais geralmente seguindo um evento, que confere maior chance de sair um determinado grupo de Servos ou essências que podem ser limitadas.

--------

Lidando com Servos:

 Agora que já tem uma ideia BEM básica do superficial vamos ao servos, existe um pequeno grupo de detalhes que devem ser notados sobre os servos:


Cada servo possui um grupo de características que devem ser levadas em conta: Um deles é o seu Level. Todo servo começa no Level 1 e pode evoluir até um determinado level. Como qualquer RPG normal cada level up melhora os atributos do servo e ele se torna mais forte. Porém, o level do servo é restrito por 2 elementos, a Ascensão e sua quantidade de Estrelas.

Como disse anteriormente a quantidade de estrelas define a raridade de um servo e quanto mais estrelas ele tem mais leveis ele pode ganhar. Servos de 5 estrelas podem atingir o level 50 antes de realizar uma Ascensão, já servos de 3 estrelas só podem ir até o level 30.

A segunda barreira na evolução de um servo é a Ascensão. A ascensão é um mecanismo popular entre jogos do gênero, onde o aspecto de habilidade de uma criatura do jogo mudam. Além de alterar sua aparência confere acesso a Skills novas. Muitos servos tem de 2 a 3 Skill que podem usar em combate. A Ascensão também pode habilitar Interludes missões especiais envolvendo o servo em questão, que pode deixa-lo mais poderoso, conferir uma Skill que ele não possui naturalmente ou simplesmente conferir um Quartz. Cada Ascensão também adiciona +10 leveis para o Servo poder progredir, todos os servos podem realizar 4 ascensões, sendo a ascensão final conferindo uma linda arte do personagem (na maioria das vezes...)

Os servos também possuem um level de Confiança para com o mestre, que aumenta conforme os servos são mandados em missão, eles não precisam participar ativamente da missão para ganhar o level de confiança.

Por final os servos podem ter seu fantasma nobre melhorado, isso é feito sacrificando uma copia do servo. Isso aumenta o level do fantasma nobre, o level máximo de um fantasma nobre é 5.

-----------

Essências:

As essências ou Craft Essence são equipamentos que podem ser adicionados a um servos para aumentar sua Vida, Ataque e conferir alguma habilidade que depende da essência. As essências podem ter os mais diversos efeitos, como conferir aumento na barra do fantasma nobre no inicio da luta, aumentar a defesa, aumentar o dano de um tipo especifico de ataque e etc.




Como é possível imaginar usar a essência correta no servo certo é importante para ter alguma vantagem. Como os servos as essências possuem level próprio e podem "ascender" embora sua imagem não mude, seu level máximo é ampliado e ele segue o mesmo contexto dos servos, essências mais raras atingem leveis mais altos.

Sem muito mais detalhes sobre isso...

-------

Listinha de Servos e função:


Antes de deixar vocês a própria sorte, vou falar brevemente de alguns servos, não todos! Apenas 1 de cada classe pra ter ideia:


Mashu é a única Shielder do jogo e a primeira "Serva" que você tem oficialmente no jogo. Mashu é aquela personagem que está integrada fortemente a todos os eventos do jogo e esta sempre a seu lado e por isso não pode ser descartada por mais que você não venha a utiliza-la. Ela adquire ascensão e level de confiança sozinha ao longo do modo história.

Como pode imaginar a função principal de Shielder é de proteger o grupo, todas as suas Skills tem essa finalidade, desde elevar a Defesa do time todo a conferir Invulnerabilidade a um aliado ou a si mesma por um turno. Ela também adquire com o tempo a habilidade de induzir os inimigos a focar seus ataque nela por um turno. É importante notar que alguns inimigos atingem todos os membros do seu grupo de uma única vez. Seu fantasma nobre aumenta bastante a defesa do time inteiro.

Ela possui muita vida, boa defesa mais um ataque baixo. O fantasma nobre dela não pode ser melhorado. Sua função é obviamente a de Tanque, segurando o dano dos ataques e garantindo a sobrevivência dela e do time.


Representando a classe saber escolhi a Atilla ou Altera. Atilla é bem equilibrada em termos de ataque e vida, capaz de infligir bom dano e receber uma boa quantidade de ataques. Ela possui a habilidade de aumentar o dano dos fantasmas nobres do grupo, é capaz de curar a si mesma e aumentar temporariamente seu ataque por alguns turnos. Seu fantasma nobre inflige dano a todos os inimigos em tela e reduz sua defesa permitindo a aliados causar mais dano após ela. Conferindo o papel de "líder" a essa personagem, sendo capaz de ampliar o dano de seus aliados e preparar o terreno para o ataque.


Arjuna está aqui para representar a classe Archer, bastante apropriado. Arjuna possui traços que equivalem a Atilla, tendo HP e Ataque bem equilibrados, capaz de conferir bom dano e resistir bem a ataques. Suas habilidades no entanto são centradas nele mesmo. Conferindo mais estrelas de critico, aumentando seu fantasma nobre, curando-se e ampliando BASTANTE seu ataque. Seu fantasma nobre inflige dano severo a todos os inimigos tendo a chance inclusive de mata-los instantaneamente. Arjuna torna-se um excelente causador de dano em grupo e ótimo para eliminar hordas de inimigos pentelhos rapidamente. Alguns jogadores tiveram a chance de conseguir Arjuna durante um gacha especial e embora no momento que este post esteja sendo escrito, ele esteja fora da lista de servos adquiríveis, existem planos para libera-lo como um servo padrão.


Representando os Lancers está a professorinha do Cu Chulain, Scathach em oposto a Arjuna, ela foi liberada apenas em gachas especiais duas vezes e não existem planos para torna-la uma serva adquirível no gacha normal. Scathach é uma serva com alta capacidade de dano por alvo, Scathach é eficaz em eliminar um único alvo por vez, seu fantasma nobre atinge um único inimigo causando imensa quantidade de dano com chance de paralisa-lo ou causar morte instantânea. Suas habilidades permitem a ela usufruir melhor de ações do tipo Quick e causando mais dano contra inimigos Divinos e Mortos-Vivos.


Representando os Riders enquanto o Iskanbro não aparece, Francis Drake. Uma serva capaz de se adaptar entre causadora de dano e líder, seu fantasma nobre inflinge dano em todos os membros do grupo inimigo e gera grande quantidade de estrelas de critico para o proximo turno, ela é capaz de aumentar por um turno o dano tanto dos ataques quanto dos fantasmas nobres de seus aliados por um turno e pode facilmente enxer seu fantasma nobre além de ignorar o poder de invulnerabilidade de seus inimigos.


Tamamo representa aqui a classe Caster, em jogo a classe caster é a que inflinge o menor dano geral, porém é a que tem mais facilidade para preencher seus fantasmas nobres e muitos deles tem a função de auxiliar em combate. A propria Tamamo é uma excelente suporte para seu time podendo atrapalhar o oponente reduzindo a barra de fantasma nobre deles, fortalecer os aliados e com seu fantasma nobre pode curar e até preencher parte do fantasma nobre de seus aliados.


Jack representa nossos assassins aqui, a maioria dos assassins tem duas funções principais, ter um fantasma nobre de morte instantânea "que raramente funciona em outros servos e bosses" ou gerar MUITAS estrelas de critico, Jack é a segunda opção sendo a maior geradora de estrelas de critico de todo o jogo. Além de ser capaz de gerar muitas estrelas de critico para o grupo, Jack possui a habilidade de neutralizar os Buffs do oponente os deixando vulneráveis para ataques, seu fantasma nobre causa dano ainda mais elevado contra Mulheres e esse jogo esta cheio delas.


Representando os Berserker temos Kintoki Douji, um verdadeiro trator entre os servos, um dos poucos servos cuja vida total é inferior a seu próprio ataque. Kintoki faz uma coisa muito bem que é infligir danos massivos, suas habilidades até permitem a ele encher seu fantasma nobre mais rapidamente. Seu fantasma nobre é um dos que causa mais dano em todo o jogo e embora só atinja um único alvo ele ainda tem chance de paralisa-lo.


E terminamos com a única Ruler adquirível no momento no jogo Joana. Ela é um tanque de suporte muito eficiente, capaz de resistir por muito tempo e infligir algum dano, ela é superior a Shielder por sua resistência a maioria das classes e por ser capaz de despachar Berserkers mais rapidamente. Seu fantasma nobre ainda é capaz de conferir invulnerabilidade para o time e fornece regeneração a eles, porém ela fica paralisada por uma rodada, precisando saber a hora certa de usa-la.

------

Extra:

 Desde seu lançamento FGO tem se tornado cada vez mais popular, mesmo entre aqueles que não conheciam diretamente a franquia Fate. E além de planos para um manga (oneshot ainda aparentemente) estão introduzindo os personagens em diversos trabalhos da type-moon e em seus merchandisings.

Recentemente foi feito um crossover dentro do FGO com Kara no Kyokai num evento que ofereceu Shiki Ryougi como uma Assassin além de um gacha especial com essência dos personagens do anime e uma versão Saber da Shiki Ryougi.


Além dessa colaboração foi encontrado um pequeno trecho curioso de um aparente novo manga de Melty Blood onde aparece de costa uma das personagens de FGO que desaparece no inicio da história.


Além de algum texto, pouco se sabe do que se trata. O traço do artista que costuma produzir os mangas de Melty Blood parece estar correto. Além do suporte do já conhecido Koha-Ace tirinhas cômicas normalmente guiados por Kohaku e Akiha de Tsukihime, durante o periodo de espera para a liberação do jogo, elas foram substituídas por Okita e Nobunaga que posteriormente tornaram-se servas dentro do jogo.

O que mais nos espera no jogo durante esse ano, apenas acompanhando para ver. Se estiver interessado em jogar em seu computador experimente o emulador Andy, participe também da comunidade Fate Brasil - Fate Grand/Order para mais suporte dos outros jogadores que estão se ajudando para conseguimos jogar esse jogo. Se precisar de mais informações sobre o jogo pode visitar também o FateGrandOrderWiki para maiores informações.

Espero ver vocês novamente, por hoje é só. See Yah!

Um comentário: